Os mensageiros da Olimpíada

débora ferreira

Santa Catarina na rota da chama
que anuncia os jogos olímpicos

S

anta Catarina é um dos estados brasileiros a receber a tocha olímpica. A chama que anuncia a chegada dos jogos traz consigo significados importantes que perduram por décadas e que tornam este momento ainda mais especial.

 

Conta a história que a chama olímpica é uma referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera e representa a pureza e a eterna juventude olímpica. Ela é o elo que liga o berço da Olimpíada, na Grécia, aos jogos contemporâneos. Foi na Olimpíada de Berlim, em 1936, que milheres de pessoas carregaram pela primeira vez a tocha, anunciando o início dos jogos.

 

Desde a Olimpíada de Helsinque, em 1952, a tocha é acesa em uma cerimônia no Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. Raios de Sol refletidos por uma skapia, uma espécie de espelho côncavo, dão origem à chama. Mulheres vestidas de sacerdotisas acendem a tocha entre 90 e 100 dias antes do início dos jogos. Assim começa o ritual.

 

Reza a tradição que o revezamento da tocha simboliza os mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos jogos e convidando as pessoas.

 

A chama olímpica carregada por cerca de 12 mil pessoas até o início da Olimpíada do Rio de Janeiro teve início desta mesma forma. Após ser acessa em Olímpia, percorreu cidades da Grécia até chegar a capital Atenas. De lá, é transportada ao país sede. Desde que chegou ao Brasil foi montado um circuito por onde a chama passará e a partir do dia três de julho será a vez dos catarinenses carregarem a chama que representa o maior evento esportivo do planeta.

 

A partir de hoje e pelos próximos 30 dias contaremos a história de alguns dos escolhidos para participar deste momento especial. Os participantes foram selecionados pelo exemplo de dedicação ao esporte ou à comunidade, sejam eles grandes personalidades esportiva ou anônimos com belas lições de vida.

 

No dia 3 de julho São Lourenço do Oeste, Concórdia e Chapecó receberão a tocha olímpica. Serão os primeiros municípios catarinenses e anunciar a chegada oficial dos jogos. Porém, iremos pontuar como chegada oficial ao Estado a partir do dia 9 de julho, quando a chama passa por Araranguá e segue o circuito pela Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e região Norte.

São Lourenço do Oeste

Concórdia

Sombrio

Araranguá

Criciúma

Laguna

Palhoça

Florianópolis

Biguaçu

Gaspar

Brusque

São José

Joinville

São Francisco do Sul

Jaraguá do Sul

Ilhota

Blumenau

Balneário Camboriú

Itajaí

Massaranduba

Tubarão

Chapecó

expediente

Débora Ferreira

Produção e textos

debora.ferreira
@diariocatarinense.com.br

marcos castiel

Edição

marcos.castiel
@diariocatarinense.com.br

Fabiano Peres

Design e projeto gráfico

fabiano.peres
@diariocatarinense.com.br

leonardo gomes

Ilustração

leonardogomesdasilva
@horasc.com.br