Por débora ferreira

Vaneza Wons

A melhor 
goleira do Brasil

S

er atleta profissional é o sonho da maior parte das pessoas que se dedicam a um esporte. E, infelizmente, é uma minoria que consegue alcançar tal objetivo. Para muitos o principal entrave são as dificuldades financeiras e a falta de apoio para custear as despesas. Esses problemas fazem parte da história de Vaneza Wons, uma jovem de 23 anos, surda, que sonha em vestir a camisa da seleção brasileira de futebol.

 

Vaneza ainda tem um caminho a percorrer e sabe disso. Mas já se sente privilegiada em ser goleira da seleção brasileira de futsal de surdos e uma das escolhidas para conduzir a tocha olímpica em Chapecó.

 

-Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, foi uma surpresa muito grande, eu fiquei sabendo que ia carregar a tocha por e-mail. Agradeço a todos que sempre me apoiaram e a quem me indicou - completa.

 

Ela começou a jogar ainda criança, no time da escola. Participou de campeonatos e viu nascer dentro de si o sonho de um dia chegar a seleção brasileira. Quando estava na quinta série participou do Parajasc pela primeira vez e, surpreendentemente, foi bem em várias modalidades de atletismo que disputou.

-Sempre gostei de esportes de um modo geral. Desde pequena ia todos os dias na casa do vizinho para jogar e brincar, depois comecei a participar de competições na cidade. Hoje tenho 21 medalhas de ouro no Parajasc - conta orgulhosa.

 

Sua chegada na seleção brasileira de futsal dos surdos foi despretensiosa. Uma amiga a convidou para viajar com a equipe e fazer alguns treinos em Balneário Camboriú, em 2014. Vaneza aceitou o desafio e foi tão bem que acabou chamando a atenção do técnico. Se dedicou aos treinos e mudou de cidade, indo morar em Jundiaí (SP). Em outubro de 2015 o talento foi reconhecido e Vaneza convocada para o mundial na Tailândia, realizado em novembro daquele ano.

 

-Eu quase não fui para o mundial porque não tive patrocínio. É difícil conseguir apoio, eu e meu pai fizemos uma rifa, vendemos tudo e só assim pude viajar com a seleção - conta a atleta, que foi vice-campeã com a seleção brasileira no mundial da Tailândia.

Vaneza é um talento do esporte, sua aptidão é incontestável. Recentemente foi eleita a melhor goleira na Copa Brasil de Futsal dos Surdos, jogando pela equipe de São José dos Pinhais (PR), time que defende. Ela e suas colegas foram tricampeãs da competição.

 

Apesar da falta de patrocínio e das dificuldades, a atleta continua se dedicando ao esporte. Ela é determinada e não pensa em perder de vista o seu maior sonho, que é defender a seleção brasileira de futebol de campo.