Registro do histórico médico em sistema seguro online oferece agilidade no atendimento prontuário eletrônico como aliado na segurança dos pacientes

No passado, um único médico atendia à família inteira e acompanhava os integrantes desde o nascimento. Tinha registrado em suas anotações todo o histórico deste núcleo social. Com o aumento no número de profissionais e a evolução tecnológica na área da saúde, os hospitais migraram as informações do paciente para o prontuário eletrônico, que trata-se de um registro da história clínica do paciente e dos cuidados prestados – ferramenta que agilizou muito o processo de atendimento.

 

– O prontuário eletrônico integra as informações do paciente e disponibiliza as mesmas em tempo real para a equipe multidisciplinar. Favorece a tomada de decisão, permite a geração de indicadores estatísticos para a instituição e garante a continuidade da assistência – destaca Vânia Montibeler Krause, Supervisora Clínica Administrativa do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

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Na prática, se o cliente é atendido no Pronto-Atendimento do HSC Blumenau e já foi atendido anteriormente dentro do Hospital, em qualquer área, todo o histórico dele está no sistema. Ou seja, os exames, as internações, as doenças e as medicações que ele faz ou fazia uso. É um ganho, inclusive, para a qualidade de vida neste tipo de rotina.

 

– Além de agilizar o atendimento garante segurança, afinal, no momento de uma emergência o paciente não se lembra de levar o seu histórico de atendimento – assegura Vânia.

 

Implantado no HSC Blumenau desde 1998, o Sistema  de Gestão Hospitalar também engloba funcionalidades como Prescrição Eletrônica, Prontuário Eletrônico Perioperatório, Administração Eletrônica de Medicamentos (ADEP), Módulos de Suporte à Gestão Hospitalar, como Indicadores de Gestão, Gestão de Leitos,  Administração de Estoques e Sistema de Armazenamento de Imagens Médicas (PACS).

Com tantos dados à disposição dos profissionais, a segurança das informações é um item que tem destaque especial. Para tanto, o controle de acesso é realizado através de usuário e senha individual, permitindo a rastreabilidade das informações visualizadas ou inseridas pelos profissionais.

 

– A veracidade é garantida, pois os colaboradores são treinados desde a sua admissão para que registrem no prontuário as informações que refletem a assistência prestada no atendimento ou internação do paciente. Os registros inseridos são liberados pelos profissionais, não permitindo alteração posterior – esclarece Melissa de Souza, Supervisora Tecnologia da Informação do Hospital Santa Catarina de Blumenau.