Como a prevenção pode garantir saúde e bem-estar no médio e longo prazo 6 motivos para você fazer um check-up agora

Muitas pessoas ainda encaram o fato de passar algumas horas numa clínica ou hospital fazendo exames com certa aversão, ainda mais quando a saúde parece ir de vento em popa. Mas a partir dos 40 anos de idade todo o cuidado é pouco e realizar anualmente um check-up é fundamental para prevenir e tratar doenças.

De acordo com o médico gastroenterologista Luiz Renato Faoro, do corpo clínico do Hospital Santa Catarina de Blumenau, o check-up previne e detecta precocemente doenças que se desenvolvem silenciosamente, como hipertensão arterial, diabetes, alguns tipos de câncer de pele, câncer do aparelho digestivo, de colon, fígado, entre outros.
“As doenças cardiovasculares também por algum tempo não apresentam sintomas e, muitas vezes, é possível detectar facilmente problemas nas artérias coronárias, por exemplo, e já sair do check-up com um tratamento para prevenir e se proteger”, afirma Faoro.

As pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares, como infarto, angina e derrame ou câncer, devem ter um cuidado extra e iniciar o check-up ainda mais cedo. Também pacientes que apresentam sintomas como perda de peso, falta de ar, sangramento digestivo, distúrbio cardiovascular, arritmia e fraqueza precisam buscar um médico para investigar as causas.

Conheça os principais motivos para investir em um check-up:

 

A Importância
do Check-up

prontuário
eletrônico

Conheça os riscos da tomografia

 

Mais de 40 anos

A prevenção é sempre o melhor remédio em qualquer idade. Mas a partir dos 40 anos, mesmo sem nenhum tipo de sintomas, homens e mulheres devem procurar uma clínica especializada para fazer uma avaliação geral sobre o estado de saúde.

Histórico familiar

Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares ou câncer podem (e devem!) procurar um médico para investigar o problema, mesmo antes dos 40 anos. Quanto antes iniciar o tratamento e acompanhamento, melhor.

Sintomas preocupantes

Pessoas que apresentam perda de peso, falta de ar, sangramentos, arritmia, fraqueza e tontura também devem  investigar as causas em um check-up.

O check-up é rápido

A maioria das clínicas que oferece o serviço procura concentrar todos os exames em um dia só. É claro que o cliente pode planejar um check-up separadamente, mas isso pode levar mais tempo, semanas, para fazer. Um check-up executivo é muito rápido, uma investigação completa por um grupo de especialistas em apenas uma manhã.

 

Rastreamento completo

Quase todos os serviços de check-up procuram fazer um pacote em que o paciente é submetido a uma rotina de exames de sangue, ultrassonografia de abdome total (o que detecta doenças em fígado, próstata, bexiga, tumores etc); Raio-X de tórax, ou investigação de tórax se o paciente é fumante, além da parte cardiovascular, que necessita de exames adicionais especiais, como o teste de esforço ou ergométrico e o ultrassom de carótida. Também pode-se recorrer a outros mais especializados em relação a endoscopia digestiva ou colonoscopia quando quer fazer algo específico de doenças digestivas.

Quanto mais cedo, melhor

A regra é clara: quanto mais cedo se descobre qualquer doença, mais chances o paciente tem de se curar e prevenir qualquer enfermidade.