Lama, velocidade e diversão sobre 4 rodas
TEMPO PERCORRIDO
2h
40

DIFÍCIL

KM DE 
TRAJETO
30
É O GRAU DE DIFICULDADE
SERVIÇO QUEM: Os cobras, grupo de trilheiros Onde: Rio Bonito Quanto: R$ 30 para acesso à trilha.
segure firme! empolgação em cada curva Na chegada, já fomos apresentados para o tal UTV, veículo que nos levaria à aventura. A sigla vem do inglês utility task vehicle (no português, veículo utilitário de tarefa) é uma espécie de carrinho especial para trilhas, que passa por lugares inimagináveis e em uma velocidade absurda. Fomos para a localidade de Rio Bonito, em Pirabeiraba, na carona dos pilotos Gustavo Tecchio e Wiliam Kersten, representantes do grupo de trilheiros Os Cobras Rio Bonito. Seguimos rumo às trilhas em uma propriedade particular usada pelo grupo Os Cobras. O emaranhado de pequenas estradas e cruzamentos deixa o trajeto mais divertido. O terreno não é grande, mas parece um labirinto. Para quem não está acostumado, tudo é empolgante e qualquer movimento aguça os sentidos. O carro pode não parecer, mas é bem confortável, e a gaiola de metal que envolve os passageiros ajuda na segurança. No quadriciclo, a proteção é a mesma, porém sem a gaiola. É bom segurar firme.
velocidade, lama e visual deslumbrante Partimos da Pousada Grün Wald, com saída pelo asfalto. A sensação de instabilidade é grande, cenário que se modifica ao entrar na estrada de terra. A travessia do rio, primeiro obstáculo da trilha, mostra o que vem pela frente. Uma coisa é certa: você vai se sujar e muito, acostume-se com isso. Para os iniciantes, a velocidade e a potência dos veículos ao passar por buracos, poças e atoleiros impressionam. Os carros são equipados com guincho, caso precise de alguma ajuda. Ao chegar ao topo, a vista é sensacional, observa-se toda a baía da Babitonga. Na descida, a reação do piloto ao se deparar com um buraco era de sempre acelerar, o que tornava a rota ainda mais emocionante. Depois de três horas de trilha e 30 quilômetros rodados, completamente sujos de lama, chegamos à parte do rio, onde o motorista passa com toda velocidade para limpar os veículos e seus os passageiros. Terminamos “inteiros”, do jeito que saímos, só que mais felizes.
RECOMENDAÇÕES • Procure especialistas antes de iniciar qualquer atividade. • Utilize todos os itens de segurança. • É preciso levar equipamentos, como o quadriciclo e capacetes, já que o grupo é particular e não fornece os materiais. • Nunca faça trilha sozinho, tenha guia e conheça o trajeto.

COMPARTILHE