COMPARTILHE

SERVIÇO QUEM: Escola Voar Alto ONDE: Morro da Antena. QUANDO: Todos os dias com horário marcado - sujeito a alterações climáticas. QUANTO: R$ 200,00 com duração de 20 min - inclui subida até a montanha e imagens do voo.
TRANQUILIDADE 
SOMENTE NO COMEÇO A subida começa tranquila. O trajeto é de fácil acesso e logo no início revela uma bela vista parcial de Jaraguá. Na metade do caminho, a visibilidade se torna mais ampla e conseguimos observar as montanhas do entorno. O caminho também contempla a Chiesetta Alpina, pequena igreja de arquitetura italiana construída em homenagem aos imigrantes. A partir deste ponto, a subida começa a ficar mais íngreme e com depressões, o que dificulta o acesso e pode impossibilitar o tráfego de veículo com menor potência. A vista fica ainda mais deslumbrante a cada metro que se aproxima do topo. Borboletas fazem companhia aos visitantes. No topo, chega-se à conclusão de que o passeio vale a pena, pois a imagem é deslumbrante.
SENTADO EM UMA REDE NO MEIO DO CÉU* A espera pela montagem do equipamento de voo passa despercebida, tamanha a inspiração da paisagem em volta. O clima da montanha transmite paz e faz até o medo do salto diminuir. Após a checagem do equipamento, recebo as instruções de decolagem e, embora a adrenalina esteja nas alturas, a sensação é de segurança em função da estrutura dos equipamentos e da experiência do piloto. Com tudo pronto, aguardamos o momento ideal para o salto. O vento soprava forte, o paraquedas inflou, as mãos suaram e começamos a correr em direção da rampa. O coração disparou e, de repente, você percebe que os seus pés não tocam mais o chão. É quando a sensação de paz toma conta do corpo e a bela vista da cidade de Jaraguá do Sul é contemplada logo abaixo dos pés. O voo é tranquilo, e o equipamento é confortável ao ponto de você se sentir como se estivesse sentado em uma rede, só que no meio do céu. A paisagem é inacreditável, as montanhas ao redor da cidade parecem muros, as casas são apenas pequenos telhados e os carros, pontos se movendo. O clima é agradável, o vento circula por todo o corpo, trazendo uma sensação de liberdade. Em seguida, começamos a executar pequenas manobras, tornando a experiência ainda mais interessante. Pouco a pouco, o chão onde fica a aterrissagem vai se aproximando. Esperei até que o instrutor me orientasse a colocar os pés no chão. Tranquilamente, diminuímos a velocidade até parar em pé, terminando assim a mais fascinante aventura que já vivi em Jaraguá.
FREIOS: VOCÊ VAI PRECISAR DELES Primeira coisa e a mais importante: os freios. Tenha certeza de que eles estão operando com total normalidade, porque você vai precisar muito deles. Poucos foram os momentos possíveis de soltar a bike. Outro cuidado importante é com os veículos que estão subindo no sentido contrário. O ideal é segurar a bicicleta ao ponto de conseguir completar a curva sem sair da sua via. Essa foi a descida mais maluca que eu fiz. Sem dúvida, o lugar onde tive o maior número de "quase tombos" em menos tempo. A largada do topo do morro já começa com inclinação forte, o piso é de cimento com algumas fissuras, o que ajuda a não derrapar. As curvas são fechadas, os chamados "cotovelos", a adrenalina vai no alto e a atenção fica redobrada. Logo vem a estrada de terra, com muita pedra solta e cascalho. A chance de perder o controle da magrela é enorme. Quando a descida começa a fluir, aparece o primeiro carro subindo. O primeiro ciclista a ver grita para o outro: "Olha o carro!" Freada brusca e controle na derrapada para não cair. O maior obstáculo foi um buraco no fim de uma ladeira, onde o chão era de cimento, e isso aumenta a velocidade da bike. O Rodrigo seguiu em direção à cratera e passou ileso, eu consegui segurar a bike derrapando até desviar. Esse foi o maior susto do trajeto. a metade para o final é só curtir a descida e o vento no rosto, porque as curvas são mais largas. Saldo final: uma roda completamente torta, freios precisando de manutenção e três pessoas muito empolgadas e querendo mais aventuras como essas.
*Colaborou Maykon Lammerhirt
VOO E DESCIDA RADICAIS NO MORRO DAS ANTENAS
,6
8
KM DE 
DISTÂNCIA DE BIKE
TEMPO PERCORRIDO
1h
6
METROS DE ALTITUDE TOTAL
847

MÉDIO

É O GRAU DE DIFICULDADE
I