Notícias

Política  | 19/06/2009 15h24min

Parlamentares avaliam com cautela medidas anunciadas por Sarney

Vice-líder do PSDB considera que convocação do MP e do Tribunal de Contas deveria ter sido feita no momento em que surgiram primeiras denúncias de irregularidades

As novas medidas administrativas anunciadas hoje pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foram avaliadas com cautela por alguns senadores.

O vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), considera que a convocação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União é uma atitude que deveria ter sido tomada logo que as primeiras denúncias de irregularidades foram publicadas na imprensa.

— As respostas deveriam ter sido mais rápidas e veementes.

Cristovam Buarque (PDT-DF), integrante da comissão que apresentou a Sarney propostas para dar transparência às investigações, disse que só se pronunciará na terça-feira, após a reunião da Mesa Diretora que analisará as reivindicações dos parlamentares.

No entanto, o parlamentar elogiou a iniciativa de Sarney em requerer ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União (TCU) a participação na comissão de sindicância criada hoje. Ela investigará a informação de que o ex-diretor-geral Agaciel Maia e o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi determinavam quais atos seriam publicados nos boletins administrativos e quais deveriam ser mantidos em segredo.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) defende que se dê "um crédito de confiança" a Sarney.

— Ele sabe que daqui para frente todas as medidas anunciadas serão fiscalizadas.

Casagrande disse que um técnico da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle acompanhará o trabalho da sindicância.

O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), destacou que a decisão de colocar o TCU e o Ministério Público nas investigações "dará clareza" à sindicância. Ele qualificou de "meritória" a iniciativa de Sarney de antecipar a divulgação dos atos do Senado na internet, por meio do Portal da Transparência, assim como determinar uma auditoria na folha de pagamentos dos servidores.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.