clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/10/2008 14h49min

Liberação dos compulsórios aos bancos amplia crédito, avalia ex-ministro da Fazenda

Marcílio Marques Moreira diz que recursos vão beneficiar quem precisa pagar empréstimos e empresas que necessitam de capital de giro

O ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira disse nesta segunda, dia 13, que a decisão do Banco Central (BC) de reduzir recolhimento dos compulsórios cobre os depósitos à vista e a prazo deve dar mais liquidez ao sistema financeiro. Ele afirmou também que a liberação de recursos vai "tornar a situação mais controlada e menos penosa para os que precisam de crédito", beneficiando pessoas e empresas que necessitam de crédito para compra de um automóvel, pagamento de um empréstimo ou de capital de giro.

– O mercado está extremamente paralisado pela falta de crédito no Exterior. As empresas que tinham vencimentos no Exterior acabaram não conseguindo esse crédito, então se voltaram para o mercado interno e passaram a competir com as operações normais no interior no país – destacou o ex-ministro.

Para Marcílio Marques, a medida do BC não representa nenhum risco aos correntistas que têm algum tipo de depósito nos bancos.

– O Banco Central tem como lida com qualquer tipo de situação emergencial, que não deve ocorrer porque o sistema é muito controlado, é muito bem fiscalizado – acrescentou.

O depósito compulsório é uma parcela dos depósitos dos correntistas que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central sem qualquer remuneração. Sem essa obrigação, as instituições ficam com mais recursos em caixa para emprestar, o que aumenta a oferta de crédito no mercado, combatendo o principal problema da crise financeira atual que é a falta de liquidez.

A liberação integral do recolhimento de compulsório será efetuada pelo BC de acordo com a necessidade de liquidez dos bancos. Com a medida, a expectativa é disponibilizar R$100 bilhões aos bancos, podendo chegar a R$ 160 bilhões. 

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.