| 13/10/2008 13h46min
O alívio no mercado financeiro nesta segunda, dia 13, com altas em diversas bolsas de valores pelo mundo, refletiu nos negócios com algumas das principais commodities agrícolas. Produtos como milho, trigo e soja, operam em alta no mercado futuro.
Mas o mercado agrícola ainda é bastante influenciado pela instabilidade no mercado financeiro, que interfere no movimento diário. Em entrevista ao programa Mercado e Companhia, o analista de mercado Pablo Amorim, afirmou que essa interferência poderá ficar menor – com a prevalência dos fundamentos técnicos – à medida que for atestada a eficácia das medidas adotadas por governos de vários países para conter a crise.
– Quanto mais tempo levar para essas ações dos Bancos Centrais, mais difícil ficará a situação.
Especialista no mercado de café, Francisco Arantes, disse não acreditar em freio nas exportações de commodities agrícolas e que o Brasil se manterá entre os principais exportadores e a demanda dos principais consumidores se manterá.
– Comida é comida. Um chinês não vai deixar de comer para comprar um liquidificador. O que devem sofrer mais são os produtos de bens de consumo.
Sobre a economia real do Brasil, aquela que reflete diretamente no bolso do consumidor, Arantes avaliou que ela foi atingida pela crise, mas as mudanças foram pequenas.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.