clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/10/2008 14h24min

Primeiro-ministro britânico defende uma ampla reforma do sistema financeiro internacional

Para Gordon Brown, novo acordo deveria ser nos moldes do realizado em Bretton Woods, em 1944

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, pediu nesta segunda, dia 13, uma vasta reforma do sistema financeiro internacional com o impacto de uma "nova Bretton Woods", uma referência ao encontro sobre a regulação financeira que ocorreu nos Estados Unidos em 1944.

– Devemos organizar uma nova Bretton Woods, elaborar uma nova arquitetura financeira internacional para o futuro – afirmou Brown em discurso diante dos responsáveis das maiores instituições financeiras de Londres.

A conferência de Bretton Woods, que reuniu os representantes de 44 países ou governos no exílio em julho de 1944, e que resultou na criação do Fundo Monetário Internacional, "estabeleceu regras para um mundo em que os fluxos de capital eram limitados", recordou Brown.

– Agora devemos estabelecer novas regras para um mundo em que os fluxos de capital são internacionais. Por vezes uma crise é necessária para que as pessoas reconheçam que o que é evidente - e já deveria ter sido feito há anos - não mais pode ser adiado – insistiu Gordon Brown, poucas horas depois de ter apresentado em detalhe o seu plano de ajuda ao sistema bancário.

Segundo Brown, a reforma do sistema financeiro "deve fazer-se acompanhar por uma cooperação econômica internacional mais vasta, como a que começou na semana passada com uma ação coordenada (de vários bancos centrais) sobre as taxas de juro".

AGÊNCIA LUSA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.