Frevo, Congada, Festa do Divino. Neste ano, a Embaixada Copa Lord entra na Passarela Nego Quirido para fazer uma homenagem às festas do país. Com o enredo “Brasil em Festa”, a escola do Morro da Caixa, em Florianópolis, lembrará desde as tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro até a Fenaostra.

Os carnavalescos Anderson Oliveira e Carlos Souza são os responsáveis por criar e transformar as ideias em realidade.

— Nós precisamos pensar numa leitura fácil para que as pessoas se identifiquem com o nosso trabalho, o nosso desfile. Nós estamos trazendo neste enredo as festas do Brasil e de Santa Catarina. E isso é muito interessante — explica Anderson.

 

 

Há pouco mais de duas semanas para o desfile, o rei momo, uma escultura cuja cabeça tem mais de dois metros, ainda estava sendo montada. Muitos blocos de isopor, cola, papel e talento da artista plástica Cristina Giralt, 44 anos, dão forma ao principal adereço do carro que abrirá o desfile. Ainda no começo do desfile, será prestada uma homenagem às principais escolas de samba do Rio de Janeiro. A primeira do país, a Estácio de Sá, será representada pelo Leão dourado, que foi montado com estrutura parecida com a do momo. Já a Portela, berço do samba, será lembrada por seu símbolo, uma Águia.

Mais de 10 mil fuxicos compõem o carro
que traz a história das festas juninas e, junto dele, virão algumas surpresas que os carnavalescos preferiram não revelar.

Os tradicionais bailes do Lira Tênis Clube, as festas do Estado, como Fenaostra, Zé Pereira e Oktoberfest, também terão seu espaço na Nego Quirido.

O trabalho no barracão começou um pouco tarde. Geralmente, no final de junho já se coloca a mão na massa.

Desta vez, o material começou a chegar em novembro e, de lá pra cá, são dias de trabalho árduo no barracão da escola. Ao todo, 15 pessoas estão montando as alegorias, compostas por esculturas gigantes e muito, muito ferro, brilho, suor, isopor e paixão.

— Às vezes, saímos daqui às 5h e voltamos às 23h, pra poder dar conta de tudo — explicou Carlos, 29 anos, que já vive neste mundo de plumas e paetês desde os 16 anos.

 

O suor brota no rosto na mesma proporção em que os pés acompanham o ritmo do samba. A letra está na ponta da língua e os olhos deixam transparecer toda a emoção do momento. Helena Maier, candidata pela Embaixada Copa Lord ao título de Musa do Carnaval da Hora 2016, é daquelas que sente, sofre e samba pela sua escola. A mãe já foi passista, a irmã é princesa e ela segue a tradição da família.

A desenvoltura à frente das câmeras é natural, mas o trabalho como modelo ajuda, segundo ela mesma. A preparação para o Carnaval é feita em parceria com a irmã. Elas assistem aos vídeos de outras passistas e rainhas de baterias para se inspirarem. E não faz academia — Helena é do tipo magra de ruim — mas tenta se alimentar bem, porque o trabalho exige um corpo esguio e saúde em dia.

Concentrada, durante os ensaios ela está sempre atenta às instruções da coordenadora da ala, seguindo a letra do samba-enredo, que interpreta com perfeição em cima do salto, sambando nos paralelepípedos da Praça XV.

 

Samba-enredo É festa na cidade
O baile do Lira levanta poeira
O berço do samba que inspira
Cultura e magia, Rio de Janeiro
Amarelo, vermelho e branco na avenida
Minha pele arrepia, eu quero é mais…
E o frevo vem descendo a ladeira
Tem congada a noite inteira
Ouço o galo cantar
Copa Lord pede axé
E pro Divino abençoar Que delícia essa uva, vem provar esse sabor
Olha a cobra, olha a chuva, o arraiá já começou
Santo Antônio me ajude, pois eu quero me casar
Vamos dançar quadrilha, até o fogo se apagar E quem quiser fortalecer a fé
Vai seguir a multidão
Tem procissão é Cirio de Nazaré
Ao norte do meu país eu vi despertar
A força de Parintins um brilho no olhar
Se caprichar fica mais lindo
O nosso show tá garantido
O mundo se rendeu aos teus encantos
A festa não pode parar
E leve flores para saudar Iemanjá
No ano que vais nascer um novo tempo virá
Se você pensa que acabou agora é que vai começar (Óh, linda)
“Olinda” a comunidade do Mont Serrat
Da velha senhora avisto a embaixada vamos festejar
Vai ter marujada, swinga guerreira com muita emoção
Eu sou Zé Pereira, raiz brasileira num só coração
BRASIL EM 
FESTA NA COPA NA AVENIDA Musa