Notícias

 | 30/06/2011 11h49min

Contrato com empresa termina, mas radares continuam funcionando em Florianópolis

Engebrás só deve desligar e retirar os aparelhos com ordem da prefeitura

Termina nesta quinta-feira o contrato emergencial entre a prefeitura de Florianópolis e a empresa Engebrás, responsável pelo monitoramento eletrônico na Capital. Apesar disso, os radares devem permanecer em funcionamento, registrando as infrações de trânsito, mas sem aplicar multa aos motoristas.

De acordo com informações da Engebrás, os radares serão desligados e retirados somente quando a prefeitura ordenar que isso seja feito. Por enquanto, a prefeitura apenas autorizou o desligamento dos aparelhos, deixando a decisão a critério da empresa, que deve informar a desativação com 72 horas de antecedência.

Mesmo com a autorização para desligamento, a Engebrás decidiu manter os aparelhos funcionando, na expectativa de que a liminar do Ministério Público, que mencionava irregularidades com o processo de licitação dos radares, seja derrubada.

Nesta quinta-feira o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) deve finalizar internamente as alterações no edital para contratação de uma nova empresa para administrar os radares em Florianópolis. Em seguida, o documento deve ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para uma nova avaliação antes de ser oficialmente lançado. Ele deve substituir os dois editais lançados anteriormente, que foram vetados pela Justiça por conterem irregularidades.

Desde o dia 17 de maio os radares instalados em Florianópolis registram as infrações, mas não aplicam multas aos motoristas, por conta de uma liminar do Ministério Público que apontou irregularidades na licitação para a operação dos aparelhos. O problema foi apontado pela primeira vez em uma reportagem do programa Fantástico, da rede Globo, exibida em março deste ano.

DIÁRIO CATARINENSE
Guto Kuerten / Agencia RBS

Desde maio os radares registram infrações, mas não aplicam multas em Florianópolis
Foto:  Guto Kuerten  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

29/06/2011 21h07min
Ipuf deve concluir nesta quinta-feira revisão de edital para novos radares em Florianópolis
17/06/2011 09h10min
Desligamento dos radares de trânsito completa um mês em Florianópolis
15/06/2011 22h23min
MP move ação de R$18 milhões contra Dário Berger por esquema dos radares
20/05/2011 09h34min
Empresa responsável pelos radares em Florianópolis vai desligar os aparelhos
18/05/2011 23h54min
Ipuf notifica empresa que opera radares em Florianópolis
18/05/2011 06h59min
Tribunal de Contas vai investigar contratos de radares em 22 cidades de Santa Catarina
03/05/2011 06h30min
Dário Berger diz que "lava as mãos" se houver mortes nas vias com desligamento de radares
03/05/2011 06h20min
Empresas de radares devem R$ 2,8 milhões em Santa Catarina
30/04/2011 16h43min
Prefeitura de Florianópolis precisa derrubar liminar da justiça para continuar operando radares
29/04/2011 18h37min
Prefeitura vai manter radares e lombadas eletrônicas em funcionamento em Florianópolis
29/04/2011 00h29min
Judiciário manda suspender contrato entre prefeitura de Florianópolis e empresa de radares
16/04/2011 11h53min
Santa Catarina terá mais 304 radares e lombadas eletrônicas em rodovias estaduais e federais
14/03/2011 23h45min
TCE vai investigar contratos de prefeituras de SC e empresas de radares prestadoras de serviço
14/03/2011 13h08min
Reportagem revela esquema de licitações para colocação de pardais em SC e RS

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.