clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/05/2008 15h27min

Seu cabelo tem poder

Relação da mulher com os fios vai muito além da estética

Ele é capaz de deixar qualquer mulher se sentindo poderosa, atraente, fatal. Ao contrário, também pode destruir a auto-estima feminina, fazer com que elas fiquem mal-humoradas e cancelem uma saída com as amigas ou, acreditem, até um encontro com algum pretendente. Tamanho poder está nos fios de cabelos.

Sim, para 90% das mulheres as madeixas desempenham um papel fundamental na aparência. São capazes de fazer qualquer mortal se sentir uma deusa ou deixar infeliz um dia inteiro uma garota só porque não está satisfeita com o visual do cabelo.

Para saber exatamente qual o impacto que os fios têm na vida das mulheres, a marca de cosméticos Seda encomendou um relatório sobre a relação delas com esse aspecto da vaidade. Foram entrevistadas cerca de 500 pessoas, acima dos 20 anos, entre agosto e setembro de 2007, na Tailândia, Índia, Brasil, Estados Unidos, Rússia e México.

– Iniciamos a pesquisa por acreditar que o cabelo é muito importante para as mulheres e que, hoje, pelas necessidades da vida urbana, elas precisam estar prontas o tempo todo. Queríamos saber como elas lidam com isso – explica Andréa Rolim, vice-presidente de marketing da Unilever Brasil.

E os resultados mostraram que penteados e cortes são sinônimos de estado de espírito e personalidade. Pelo cabelo, a mulher mostra ousadia, rebeldia ou quer dizer que é tradicional e comportada. Mudanças no visual podem dar sinais de transformação na vida pessoal ou sinalizar necessidade de renovação geral que começa – ou termina – na aparência.

– O cabelo faz parte da nossa identidade corporal, por isso reflete nossas transformações internas. Temos uma relação muito íntima com ele, o que acaba influenciando nossos sentimentos - explica a psicóloga Marília Salgado.

Reflexos emocionais

A interferência da aparência no emocional é tanta que 70% das entrevistadas na pesquisa garantem ficar mais impacientes quando estão infelizes com o cabelo. Em contrapartida, 87% se sentem mais confiantes e abertas a oportunidades quando os fios estão mais bonitos. Mas, afinal, por que será que os fios ganham tanta importância no dia-a-dia? Talvez porque elas defendam que os cabelos podem refletir a personalidade de uma pessoa.

Cerca de 70% das entrevistadas atribuíram tal poder ao cabelo. Assim, acordar e senti-los desgrenhados pode mesmo ser desesperador. Especialmente quando se julga alguém pelo aspecto dos fios. Mais de 80% das mulheres admitem já terem feito isso. Dessa forma, é normal que temam ser julgadas também.

JORNAL DE SANTA CATARINA
Fonte: Estudo Global Seda
Os resultados
– 90% das entrevistadas disseram que "os cabelos podem transformar instantaneamente o visual de uma mulher"

– Em todos os países pesquisados, 40% das mulheres entrevistadas consideram o cabelo o item mais importante da aparência

– 1/3 das mulheres do mundo estão infelizes com seus cabelos

– No Brasil, 42% das entrevistadas garantem já terem ficado o dia inteiro em casa porque estavam infelizes com suas madeixas e 33% delas dizem que cancelaram um encontro por isso

– 2/3 das brasileiras se sentem feias quando não estão felizes com os fios

– 54% das brasileiras disseram que a insatisfação com as madeixas já chegou a arruinar uma festa e 55% delas, uma saída com as amigas

– As garotas brasileiras são as mais convencidas do poder dos cabelos: 95% acreditam que eles são parte fundamental da aparência de uma pessoa. Atrás, seguem a Tailândia (93%) e a Índia (92%)

– Deixar o cabelo com a aparência desejada é uma dificuldade mundial. Apenas 33% das mulheres de todos os países pesquisados acreditam que é fácil conseguir o visual pretendido

– As garotas do Brasil (30%) foram as que fugiram mais vezes de alguém conhecido quando não acreditavam estar bem com seus cabelos
Divulgação / 

Os cabelos têm poder sobre o humor feminino
Foto:  Divulgação


Veja mais em Comportamento
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/05/2008 14h28min
Franja: sem medo de ousar
05/05/2008 13h55min
Tenha o cabelo do inverno
18/04/2008 10h53min
O que é um feiosexual?
18/04/2008 10h36min
As várias faces da feiúra
18/04/2008 10h14min
O marketing que envolve o derrière
17/04/2008 14h11min
Loiríssima, eu?
17/04/2008 12h34min
A TPM, segundo eles
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2021 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.