clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/05/2008 14h28min

Franja: sem medo de ousar

Visual perde aura infantil e começa a ganhar adeptas famosas

Está estampado na testa dos atores Tom Cruise e Katie Holmes que eles gostam de lançar moda. No estilo "cabelo Playmobil" – aquele dos bonequinhos da década de 70 –eles exibem sem preconceito o mesmo franjão.

Cabeleireiros brasileiros acham pouco provável que a onda do "unidos pela franja" pegue por aqui. Mas concordam que as mulheres estão cada vez mais à vontade para pedir o corte sem fechar os olhos temendo o resultado. Inspiradas pelas atrizes Alinne Moraes, Débora Falabella, Sthefany Brito e Priscila Fantin, muitas já chegam ao salão acreditando no milagre da franja que dá certo.

– Oito entre dez clientes já trazem a foto da atriz, mas é preciso avaliar cada rosto e tipo de cabelo para botar a tesoura em ação. A franja não é privilégio de fios lisos, mas os enrolados exigem ainda mais dedicação – conta Ciro Batestela, que cuida das madeixas de modelos e atrizes na Ophicina do Cabelo, no Shopping Leblon.

O cabeleireiro avisa às mulheres que se curvam à franja que o secador ou a chapinha devem virar parceiros obrigatórios, dividindo prioridades até mesmo com a escova de dente e o hidratante diário.

– Para usar a franja tem que ter personalidade e ser dedicada. O corte muito marcado estilo tigelinha dá mais trabalho. O ideal é um desfiado bem feito, que oferece no mínimo cinco variações de penteado – explica Ciro.

Franja de Alinne Moraes é a mais pedida nos salões 

Das mãos de Anysio Estevão já saíram várias franjas clonadas da atriz Alinne Moraes, a Sílvia da novela "Duas Caras". Segundo ele, para manter o corte, é preciso voltar ao salão uma vez por mês. 

– A franja da Aline é reta na base e desfiada, o ideal para não deixar um aspecto gordo. Muitas clientes pedem para alisar só na frente e preservar os cachos do restante do cabelo. É tanta demanda que daqui a pouco vou lançar um alisante exclusivo para franjas - brinca Anysio, do Più Bella Capelli, no Rio de Janeiro.

Mulheres avessas à franja mas que têm uma pontinha de vontade de experimentá-la podem optar pela versão de mentirinha.

– As mais medrosas começam com a franja falsa. Corto alguns fiapos que podem ser escondidos caso o visual não agrade – sugere Gisele Quintino, técnica da Truss Cosmetics, em São José do Rio Preto.

Para a cabeleireira, a aura inocente da romântica franjinha já não é mais a mesma.

– Antigamente, a franja só aparecia na cabeça de crianças e adolescentes. Pelo menos no meu salão, as mulheres mais velhas estão cada vez mais aderindo ao look. Além do formato do rosto, analiso o tamanho do nariz, a profundidade dos olhos... Todos os detalhes devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor franja – avalia Gisele, que completa:

– A de tamanho médio jogada para o lado, que cobre as sobrancelhas, vale para todas, menos as que usam óculos. O melhor rosto é o oval e o mais difícil, o redondo.

O cabeleireiro Anysio considera que todas as dicas valem também para homens.

– Antes, existiam os looks femininos e masculinos. Hoje, não existem mais categorias definidas. Os cortes são assexuados.

Confira abaixo as técnicas de corte:

Técnicas de corte - Franja
Longa
Um look em alta é deixar a franja mais longa e cortar mais curto atrás da cabeça. Também é bastante usada com os cabelos compridos.
Curta
A franja sobe e deixa parte da testa à mostra. O cabelo deve ser fino e liso. Pessoas de rosto quadrado devem evitar este corte.
Diagonal
A cliente escolhe o lado ideal para jogar a franja. O corte costuma ser assimétrico e pode ser usado em cabelos ondulados.
Franjas famosas
Agência Globo
Bem antes das franjinhas famosas das novelas, o cinema mudo do século passado já lançava moda com a atriz Louise Brooks, que transbordava charme com seu corte Chanel. Nos anos 80, época da novela Dancin%27 Days, a atriz Glória Pires reuniu seguidoras da sua franja moderna. Na novela Vale Tudo, o destaque foi para a franja curtinha da atriz Lídia Brondi. Em 2000, Gisele Bündchen, que raramente radicaliza no corte de cabelo, apareceu de franja, dando um toque despojado aos famosos fios dourados. Mais recentemente, a ex- Spice Girl Victoria Beckham influenciou mulheres do mundo todo com suas variações de franja.
Divulgação, AOG / 

Cabelo da Alline Moraes é o mais pedido nos salões
Foto:  Divulgação, AOG


Veja mais em Saúde e Beleza
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/05/2008 13h55min
Tenha o cabelo do inverno
01/05/2008 16h20min
Mulheres de 50 com corpo de 20
28/04/2008 16h33min
Mantenha seu olhar iluminado
24/04/2008 11h25min
Celulite: combata os furinhos
17/04/2008 14h11min
Loiríssima, eu?
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2021 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.