Imagine passear pelo Vale Europeu e ainda saborear cervejas artesanais, tradição passada muitas vezes de pai para filho, degustando e aprendendo sobre a produção? Até quem não é lá muito fã da bebida pode se interessar pelo passeio, não é mesmo?

Muito além da cerveja

A intenção do Vale da Cerveja é explorar o turismo e apresentar as cervejarias da região com uma imersão completa não apenas no processo de produção da cerveja, mas também na cultura local – que além dos aromas, texturas e sabores – remete à tradição germânica, herança dos imigrantes europeus. A proposta do passeio oferecido aos turistas e visitantes é fazer com que eles vivenciem a rotina da região.

A Rota Turística Vale da Cerveja

É composta de 12 cervejarias, atrativos turísticos, comércios e outros segmentos que fomentam o turístico regional. O roteiro foi lançado em 2016 e pode ser feito de acordo com o interesse e perfil de cada visitante. Os turistas optam pelo passeio que mais agrada ou até mesmo montam uma opção personalizada.

Os passeios

Os trajetos preveem passeios por cervejarias de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode, Timbó, entre outros, com percursos que podem ser alterados. É possível participar da produção de cristais, fazer minicurso de degustação, almoçar em um restaurante típico, passear por museus temátcos e conhecer mais sobre a região.

Além dos roteiros cervejeiros também dá tempo de fazer compras, conhecer a cultura e, claro, turistar.

Todas as informações sobre o Vale da Cerveja, valores e dados sobre como montar o melhor roteiro estão no site oficial ou pelo telefone: (47) 3322-6933

Texto e edição Pamyle Brugnago

Design Larissa Rafaella

Fotografia Leo Laps, divulgação