Notícias

Mobilidade urbana  | 29/11/2011 06h20min

Melhorias na mobilidade de Florianópolis devem ser concluídas ainda no início de 2012

Construção da quarta ponte, tem prazo mas estendido e deve ficar pronta em 2016

Gabrielle Bittelbrun  |  gabrielle.bittelbrun@diario.com.br

O poder público prevê para Florianópolis aumento de efetivo policial, o encaminhamento do plano diretor para a Câmara e investimentos na contenção de encostas tudo para 2012. Mas o setor com mais apostas com data marcada é o de mobilidade.

:: Esta matéria está na edição impressa do Diário Catarinense de hoje. Confira a versão completa do jornal aqui.  

Há ainda outras ações com prazos mais estendidos, como a construção da quarta ponte, com previsão do governo do Estado de conclusão em 2016. Já a ampliação da Via Expressa — no trecho que liga Florianópolis à BR-101 — deve ter o projeto concluído no ano que vem, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

De um jeito ou outro, a maior parte das medidas em vista na cidade é voltada para o sistema rodoviário e em pontos diferentes. Os gestores garantem que há preocupação com a integração e que as ações devem facilitar idas e vindas, como afirma o vice-prefeito João Batista Nunes.

— É fundamental a união de forças para fazer obras nesse setor crítico da cidade que é a mobilidade e temos conversado sobre isso com secretaria regional também. Se cada município resolver apenas os seus problemas, o custo será muito maior do que com soluções integradas

O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning, afirma que isso já está sendo planejado.

— Contratamos um estudo para encontrar a melhor alternativa de transporte de massa para a região e para se fazer integração entre os tipos de transporte. O estudo deve ficar pronto em julho do ano que vem. Estamos trabalhando com os governos para achar as melhores alternativas.

Na prática, quem vai testar, nos próximos meses, a eficácia dos recursos e esforços empregados em todas estas obras serão os moradores e turistas, ao se locomoverem por Florianópolis.

Jessé Giotti / Agencia RBS

Duplicação do trecho de 6,6 quilômetros da SC-401 promete melhorar o tráfego para as praias do Norte
Foto:  Jessé Giotti  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.