| 02/06/2011 21h51min
Às margens do Rio Itajaí-Açu surgiram, em 1907, os primeiros trilhos que abasteceriam a Estação Itoupava Seca, em Blumenau. A ferrovia emergiu como um símbolo do poderio econômico da Região de Altona, habitada por 500 famílias de comerciantes tradicionais do Vale do Itajaí e viajantes que chegavam pela ferrovia ou pelo porto do bairro. 
Caminhos de ferro construídos pelas mãos de engenheiros alemães ligavam a estação, onde hoje fica a prefeitura de Blumenau, a Warnow, em Indaial. Era o primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina, ampliado gradativamente nos anos seguintes. Nesta quinta-feira de manhã, um fragmento do símbolo do triunfo econômico do Vale, despedaçado ao poucos após a desativação da ferrovia em março de 1971, foi encontrado durante as obras do esgoto. 
Oculto sob meio metro de macadame, terra e asfalto da Rua Adolfo José dos Santos, Bairro Itoupava Seca, pelo menos 50 metros da ferrovia permanecem intactos. Os operários escavavam uma vala para a implantação dos tubos quando atingiram uma placa e dois pregões que estavam anexados à madeira dos trilhos. 
 — Todo mundo ficou surpreso com o achado e ao mesmo tempo confuso, sem saber o que fazer — explica Cléber Renato da Silva, diretor operacional da Foz do Brasil, empresa responsável pela implantação da rede de esgoto no município. 
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi acionada e recolheu o fragmento do trilho arrancado na escavação. O restante da estrutura, no entanto, ainda não tem um fim adequado. Segundo o secretário Éder Marchi, a prefeitura vai entrar em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas estradas de ferro da União, para identificar que procedimentos tomar.
Os trilhos compuseram a antiga Oficina da Rede Ferroviária da Itoupava Seca, atrás do campus 2 da Furb. Local onde as locomotivas recebiam reparos, ficavam estacionadas ou faziam as manobras de retorno. Dali, os caminhos expandiam-se pela Rua São Paulo, onde havia a Estação Itoupava Seca, e se dividiam entre a atual Avenida Martin Luther, a quem seguisse para o Litoral, e a Rua Bahia, rumo ao Alto Vale. 
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.