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 | 02/06/2011 21h51min

Trilhos da Estrada de Ferro de Santa Catarina são localizados em obras do esgoto em Blumenau

Operários que trabalham na implantação da rede de esgoto encontraram 50 metros intactos de trilhos em escavações

Cristian Weiss  |  cristian.weiss@santa.com.br

Às margens do Rio Itajaí-Açu surgiram, em 1907, os primeiros trilhos que abasteceriam a Estação Itoupava Seca, em Blumenau. A ferrovia emergiu como um símbolo do poderio econômico da Região de Altona, habitada por 500 famílias de comerciantes tradicionais do Vale do Itajaí e viajantes que chegavam pela ferrovia ou pelo porto do bairro.

Caminhos de ferro construídos pelas mãos de engenheiros alemães ligavam a estação, onde hoje fica a prefeitura de Blumenau, a Warnow, em Indaial. Era o primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina, ampliado gradativamente nos anos seguintes. Nesta quinta-feira de manhã, um fragmento do símbolo do triunfo econômico do Vale, despedaçado ao poucos após a desativação da ferrovia em março de 1971, foi encontrado durante as obras do esgoto.

Oculto sob meio metro de macadame, terra e asfalto da Rua Adolfo José dos Santos, Bairro Itoupava Seca, pelo menos 50 metros da ferrovia permanecem intactos. Os operários escavavam uma vala para a implantação dos tubos quando atingiram uma placa e dois pregões que estavam anexados à madeira dos trilhos. 

— Todo mundo ficou surpreso com o achado e ao mesmo tempo confuso, sem saber o que fazer — explica Cléber Renato da Silva, diretor operacional da Foz do Brasil, empresa responsável pela implantação da rede de esgoto no município.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi acionada e recolheu o fragmento do trilho arrancado na escavação. O restante da estrutura, no entanto, ainda não tem um fim adequado. Segundo o secretário Éder Marchi, a prefeitura vai entrar em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas estradas de ferro da União, para identificar que procedimentos tomar.

Os trilhos compuseram a antiga Oficina da Rede Ferroviária da Itoupava Seca, atrás do campus 2 da Furb. Local onde as locomotivas recebiam reparos, ficavam estacionadas ou faziam as manobras de retorno. Dali, os caminhos expandiam-se pela Rua São Paulo, onde havia a Estação Itoupava Seca, e se dividiam entre a atual Avenida Martin Luther, a quem seguisse para o Litoral, e a Rua Bahia, rumo ao Alto Vale.

JORNAL DE SANTA CATARINA
Artur Moser / Agencia RBS

Trilhos foram encontrados na escavação das obras do esgoto
Foto:  Artur Moser  /  Agencia RBS


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