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 | 28/05/2011 18h15min

Novo atraso em obras de túnel que seria finalizado este mês na BR-101, em Paulo Lopes

Prazo de entrega foi novamente prorrogado, agora para dezembro

Roberta Kremer  |  roberta.kremer@diario.com.br

O túnel do Morro do Agudo, em Paulo Lopes, único em construção dos três previstos para a BR-101 Sul em Santa Catarina, deve ficar pronto só em dezembro. No final de 2010, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tinha anunciado que a obra estaria concluída neste mês, mas a pavimentação da pista nem foi iniciada.

Inserido no lote 23, o túnel tem uma via que recebe uma camada de pedras para depois ser colocado o pavimento. A previsão é de que essa etapa seja concluída em julho. Depois, serão instalados a iluminação, ventilação, equipamentos de combate a incêndio, monitoramento de qualidade do ar e câmeras de segurança. O prédio onde serão operados os sistemas está em construção.

Segundo o Dnit, falta apenas 5% da obra para ser executada. O túnel tem um quilômetro de comprimento, distância equivalente à das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, na Capital. A primeira previsão era dezembro de 2009, passou para dezembro de 2010, maio de 2011 e agora se estendeu para dezembro deste ano.

Lista de motivos para atraso na obra

Entre as justificativas para as prorrogações estão a necessidade de fazer um desvio no curso da água na saída sul do túnel, mudanças de projeto e até a redução de ritmo de trabalho em momentos críticos da obra para garantir a segurança. A falta de produtos, como cimento, foi uma das alegações dadas pela empreiteira da obra, a Ivaí, ao Dnit para o novo atraso.

— Ficamos 22 dias com a obra parada em março por falta de cimento. Os entregadores, que vinham de Curitiba, não conseguiram chegar ao Estado por causa de quedas de barreira no Norte do Estado — afirma o supervisor do Dnit, João José Vieira.

Por causa do atraso, a recuperação da pista antiga, na altura do Morro do Agudo, será feita sem desviar o tráfego para o túnel, como foi planejado.

A obra do Morro do Agudo, que deveria ficar pronta em dois anos, se encaminha para ser concluída no dobro de tempo. Mas não é a única em atraso. O túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ainda não foi licitado e tem prazo de execução de dois anos e meio. O do Morro do Formigão, em Tubarão, precisa de dois anos para ser feito e pode ter de ser relicitado.

Mais "adiantado"

Pelo andamento das obras, o lote 23, entre o Rio da Madre, em Palhoça, e Araçatuba, em Paulo Lopes, tem chance de ser entregue até o final do ano. No trecho de 26,7 quilômetros de extensão, os oito viadutos já foram construídos. Segundo o Dnit, até a próxima semana, a empreiteira Ivaí deve entregar mais 3,5 quilômetros de duplicação. Ficará faltando apenas um quilômetro.

Os trechos que faltam terminar são os da saída sul do túnel e nas proximidades das pontes dos rios Paulo Lopes e Madre, onde estão sendo feitos os aterros. A restauração da estrada antiga também está em andamento na localidade de Cova Triste. A faixa no trecho do Morro do Agudo será a próxima a ser melhorada. A etapa seguinte é fazer as marginais. Foram aplicados R$ 151,7 milhões e resta investir outros R$ 45,6 milhões no local.

Das seis pontes que são de responsabilidade do consórcio CGR/Stein, apenas a de Araçatuba não foi concluída. Na obra, de 460 metros de extensão, precisam ser finalizados dois vãos centrais.

O lote 23 é o mais adiantado dos cinco ainda em andamento. A pior situação é a do 29, em Araranguá, onde as obras ficaram paradas por mais de um ano. Os trabalhos reiniciaram no final de 2010 e o prazo de conclusão se estendeu de março para dezembro de 2012. No trecho, precisam ser asfaltados 28 quilômetros, finalizados os sete quilômetros do contorno de Araranguá, um viaduto duplo de 368 metros, um simples de 60 metros e uma ponte sobre o Rio Araranguá, com 185,4 metros de extensão.

Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Entre as justificativas para o atraso estão falta de produtos, como cimento
Foto:  Alvarélio Kurossu  /  Agencia RBS


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