| 18/05/2011 19h55min
A Vigilância Sanitária proibiu açougues e supermercados de comercializarem carnes temperadas. Todos os 62 estabelecimentos do município estão recebendo intimações que determinam o cumprimento imediato da normativa. A medida visa a garantir a segurança alimentar do consumidor.
Ano passado, foram apreendidas 20 toneladas de carne sem condições de consumo. Em 2011, a marca está em cinco toneladas. Além disso, das 400 reclamações recebidas todos os meses pelo órgão, 25% são de casos relacionados a má qualidade da carne.
O diretor da Vigilância Sanitária de Blumenau, Marcelo Schaefer, explica que já existem leis proibindo açougues, classificados como comércios, de executar tarefas dos frigoríficos, considerados indústrias. Portanto, permanece liberada a venda da carne temperada em frigoríficos, que vem com rótulo especificando ingredientes, data de fabricação e validade.
Schaefer explica que, Blumenau se tornou pioneira na regulamentação porque cresceu muito o número de estabelecimentos que vendem o produto modificado. A medida vinha sendo estudada há meses. Terça-feira, em reunião junto à Vigilância Sanitária do Estado a regra foi aprovada, determinando a proibição no município.
Uma normativa está sendo analisada juridicamente pelo Estado. O documento deve ser publicado em até 40 dias, com abrangência estadual, e vai reforçar leis estaduais e federais, proibindo também a comercialização da carne moída que não for preparada na frente do consumidor e dos produtos fatiados, como presunto, queijo e mortadela. Os frios também só podem ser fatiados nos frigoríficos e não nos açougues ou supermercados.
Os estabelecimentos que não cumprirem a determinação da Vigilância Sanitária, inicialmente, serão intimados. Se persistirem, produto será apreendido e o açougue pode ser interditado, mediante abertura de processo sanitário administrativo.
A venda irregular de carne temperada pode ser comunicada a ouvidoria da prefeitura, pelo 156, ou a Vigilância Sanitária, (47) 3326-6807.
JORNAL DE SANTA CATARINA
A venda irregular de carne temperada pode ser comunicada a ouvidoria da prefeitura
Foto:
Gilmar de Souza
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.