Notícias

Eleições  | 29/10/2010 23h57min

Dilma e Serra diminuem tom agressivo e focam em propostas no último debate

Corrupção foi tema de divergências entre os candidatos à Presidência

No último e mais esperado debate entre os candidatos à Presidência, que ocorreu na noite desta sexta-feira, na TV Globo, os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) ficaram centrados em propostas.

Como os candidatos não puderam fazer perguntas entre si, os eleitores indecisos pautaram o derradeiro encontro do segundo turno.

> Confira a cobertura ao vivo do encontro

A corrupção foi um dos temas que mais causaram divergências entre os candidatos. Numa crítica indireta ao atual governo, Serra declarou que a corrupção no Brasil "chegou a níveis insuportáveis".

— Quando o chefe do governo, o presidente ou o governador passa a mão na cabeça, o exemplo é péssimo — disse o tucano, que também citou o caso dos aloprados.

E emendou:

— O chefe de governo tem que começar dando exemplo escolhendo bem a sua equipe.

Já a petista, destacou que o governo federal reforçou e profissionalizou a Polícia Federal no país.

— É importante investigar, punir, doa a quem doer e atinja quem atingir — pontuou.

Dentro do modelo de debate, Dilma e Serra puderam caminhar pelo estúdio e se aproximar dos convidados. O sistema deixa os candidatos mais expostos. Como os questionamentos foram feitos por eleitores indecisos, os candidatos trataram de fazer um discurso de agrado ao público e chamavam os perguntadores pelo primeiro nome.

Um gaúcho também teve a oportunidade de fazer um questionamento aos presidenciáveis. O auditor do Tribunal de Contas do Estado Robinson Luis Puhl, de Porto Alegre, perguntou sobre a garantia de renda na agricultura. Serra criticou a atual política econômica. Dilma tratou de destacar programas do governo petista.

Ao responder sobre educação, José Serra defendeu a meritocracia no serviço público, modelo já implementado no Estado de São Paulo.

— Chegamos a fazer avaliação de todas as escolas, e nas que houve melhora de um ano para o outro, chega-se a pagar três salários a mais.

A petista defendeu que não há como proporcionar "qualidade da educação sem pagar melhor o professor".

— Não se pode, também, estabelecer para o professor uma relação de atrito quando pede melhores salários.

Coincidência ou não, os candidatos ficaram hospedados no mesmo bairro, Copacabana, na Zona Sul do Rio. Neste sábado, ambos fazem campanha em Minas Gerais.

ZEROHORA.COM

Comentários

Julio César Cardoso  - 

Denuncie este comentário30/10/2010 16:01

Não tropece, eleja o melhor candidato Quem assistiu aos debates políticos, entre os presidenciáveis José Serra e Dilma Rousseff, teve a oportunidade de ver o grande desempenho do candidato do PSDB, que demonstrou, de forma absoluta, estar mais bem preparado para governo o país. Com efeito, José Serra é um homem público de competência política e administrativa comprovada, experiente, honesto e sem nenhuma mácula que desabone a sua conduta. E quem já exerceu vários cargos políticos, com imensa folha de serviços prestados à nação, e governou com ética, moralidade e competência o maior centro populacional, econômico e financeiro brasileiro - São Paulo - está sobejamente credenciado a exercer a Presidência da República. Ao posso que a candidata Dilma Rousseff, com pouca experiência de administração pública federal, se apresenta como uma oportunista coadjuvante do presidente Lula, ambiciosa pelas glórias do poder. O PT e o Lula não souberam, talvez por imposição do presidente, ter discernimento suficiente em saber escolher um candidato de expressão, de grandeza, de liderança, de competência comprovada, de identificação com a massa social. Mas, desapontando os brasileiros responsáveis e pacíficos, Lula impôs uma candidata com passado político violento, cuja ficha revolucionária está aberta para todos verem na Internet. Portanto, o Brasil não merece ser governada por quem já destratou o país. Julio César Cardoso Bacharel em Direito e servidor federal aposentado RG. 394.437 Tel.47-33634184 Balneário Camboriú-SC


guido

Denuncie este comentário30/10/2010 14:15

Candidata Dilma do PT faz propostas esquecendo que já tiveron 8 anos para facelas

Antonio Scorza, AFP / 

Serra e Dilma se cumprimentam no estúdio
Foto:  Antonio Scorza, AFP


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.