Notícias

Eleições  | 29/10/2010 21h04min

Com três barreiras, segurança é reforçada para o último debate entre presidenciáveis

Encontro promovido pela TV Globo começa às 22h15min

Humberto Trezzi, enviado especial  |  humberto.trezzi@zerohora.com.br

Três níveis de seguranças impedem o acesso de militantes partidários aos estúdios da TV Globo em Jacarépaguá, Zona Sul do Rio, onde começa daqui a pouco o último e decisivo debate televisivo entre os presidenciáveis.

A primeira barreira é formada por homens de preto, postados junto à Avenida dos Bandeirantes, próximo ao Recreio dos Bandeirantes. No entroncamento desta via com a rua interna que leva aos estúdios do Projac (Projeto Jacarepaguá, da Rede Globo), os seguranças revistam todos os carros. Pedem documentos e, com uma lista na mão, deixam ingressar apenas quem está credenciado. Ao todo, 100 jornalistas, 80 pessoas do público com permissão para assistir e 11 assessores de cada um dos candidatos têm permissão para ingressar no local do debate.

O segundo nível é na entrada do prédio 3 do Projac, que normalmente funciona de auditório de programas como do Faustão ou Caldeirão do Huck. Também é necessário ter feito prévio credenciamento. A terceira e última barreira é na entrada do estúdio onde acontecerá o debate. Aí o visitante é submetido a detetor de metais e revistado. Ganha então a cobiçada credencial.

Os dois candidatos chegaram à tarde no Rio. Ambos se hospedaram em Copacabana, um dos mais conhecidos bairros da cidade. O oposicionista José Serra (PSDB), no hotel Sofitel. A governista Dilma Dilma Rousseff (PT), no Marriot. Sol a pino, praia cheia e temperatura de 32ºC à sombra marcaram a calorenta tarde de espera pelo último debate entre os presidenciáveis. Programado para começar às 22h15min nos estúdios do Projac, na Zona Sul do Rio, o debate promovido pela TV Globo é considerado no staff de Serra a última chance do candidato de reverter a tendência esboçada nas pesquisas de intenção de voto, que o colocam com no mínimo 10 pontos atrás da governista Dilma.

Formato diferente

O debate será diferente dos outros ocorridos até agora, no primeiro e no segundo turno. Não haverá perguntas de jornalistas, nem dos candidatos, um ao outro. Os questionamentos serão pinçados dentre as dúvidas de um grupo de 80 eleitores indecisos, que comparecerão aos estúdios da TV Globo. Os presidenciáveis apenas poderão comentar a resposta um do outro.

Cada um dos 80 indecisos elaborará cinco questões, de temas que vão da saúde à educação, passando por segurança pública e meio ambiente. Das 400 perguntas a produção da Globo selecionará apenas 12, consideradas as mais perspicazes.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.