Notícias

Eleições  | 17/10/2010 11h43min

Reunido em São Paulo, PV define apoio no segundo turno

Dilma e Serra enviaram cartas ao partido sobre o comprometimento com as propostas dos verdes

Atualizada às 12h35min

O Partido Verde (PV) define neste domingo o posicionamento a ser adotado pela legenda no segundo turno das eleições presidenciais. Reunidos em convenção na cidade de São Paulo, representantes do partido decidem se optam pela neutralidade ou o se apoiam um dos presidenciáveis: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB).

O apoio do partido é disputado em virtude do desempenho da senadora Marina Silva (PV) no primeiro turno. Ela ficou em terceiro lugar na disputa, com quase 20 milhões de votos.

O programa apresentado pelo PV aos candidatos possui dez temas, divididos em 42 propostas. Em cartas enviadas ao Partido Verde nesta semana, Dilma e Serra apresentaram suas posições e compromissos sobre as propostas dos verdes.

O PSDB afirmou que há "grande convergência entre o programa de governo do partido e as propostas do PV" e especificou alguns temas.

– As sugestões do PV mostram não apenas identidade com nossas diretrizes programáticas, mas, também, apresentam coerência com nossa prática política conforme demonstrado especialmente em São Paulo – diz Guerra, em texto, citando a lei paulista de mudanças climáticas.

A carta de Dilma apresentou comentários sobre os temas propostos e disse que as observações refletem uma "primeira percepção da agenda" que pode ser objeto de "aprofundamentos". Dilma ainda parabenizou a iniciativa do partido, ao consultar os dois candidatos antes da decisão.

– Saúdo a iniciativa de condicionar o posicionamento de seu partido a uma discussão de caráter programático. Ela é necessária e oportuna, sobretudo quando se verifica uma lamentável tentativa de mudar o foco do debate eleitoral – diz a carta da canditada petista.

Manifestação no Twitter

Antes de iniciar a convenção, Marina Silva postou em seu perfil no Twitter (@silva_marina) uma mensagem afirmando que se preparou muito para a decisão a ser anunciada neste domingo:

– Nos últimos dias, mantive intensos diálogos com amigos, colaboradores, companheiros políticos e familiares, e fiz muitas orações – dizia a mensagem.

ZEROHORA.COM, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADO E G1
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.