Notícias

Eleições  | 08/06/2010 09h03min

Eduardo Pinho Moreira, pré-candidato ao governo pelo PMDB, se aproxima do PT

Ele se encontrou pela primeira vez com a presidenciável Dilma Rousseff

Upiara Boschi  |  upiara.boschi@diario.com.br

Com a tríplice aliança cada vez mais longe, o pré-candidato ao governo estadual Eduardo Pinho Moreira (PMDB) deu a largada a uma tentativa de aproximação oficial com o PT.

Na tarde de segunda-feira, Moreira se encontrou pela primeira vez com a presidenciável Dilma Rousseff (PT). A reunião foi intermediada pelo deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), que deve ser vice da chapa petista.

A conversa deu sequência às negociações iniciadas na semana passada, quando Moreira foi a São Paulo encontrar Temer, e tem apoio de parte da base peemedebista, que não abre mão da candidatura própria.

Na terça-feira passada, Moreira foi a um encontro com Serra junto com o governador Leonel Pavan (PSDB), o senador Raimundo Colombo (DEM) e o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Eles ouviram do tucano o apelo por um palanque único.

O pedido esbarra nas pré-candidaturas de Moreira e Colombo, tidas como irreversíveis. Ainda na noite de segunda-feira, os dois conversariam mais uma vez em busca de entendimento.

Moreira garante que, mesmo conversando com os petistas, a prioridade ainda é a aliança que reelegeu Luiz Henrique em 2006. Pré-candidato ao Senado, Luiz Henrique é o principal adversário da aproximação com o PT.

— Foi uma conversa de aproximação. Não vamos fazer nada sem falar com o Luiz Henrique, com o Colombo, com o Pavan — diz Moreira.

Se conquistar o PMDB, Dilma Rousseff deve ter dois palanques em Santa Catarina. Ficaria mantida a candidatura da senadora Ideli Salvatti (PT), com o compromisso de apoio recíproco em caso de segundo turno.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.