clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  | 06/07/2009 21h42min

Cristovam Buarque quer abertura de processo contra Sarney por acordo com Lula

Senador diz que presidente da Casa feriu o decoro parlamentar ao se reunir com o presidente

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou que vai propor nesta terça-feira aos senadores, que estão contra a permanência do senador José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado, a abertura de processo disciplinar contra Sarney no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar:

— Vou levar essa proposta aos senadores. Eu não quero solitariamente apresentar a proposta. Acho que deve ser apresentada por um número maior de senadores.

De acordo com Cristovam, Sarney feriu o decoro parlamentar ao se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a portas fechadas para fazer um acordo de apoio a ele em troca do apoio do PMDB à candidatura do governo à Presidência da República no ano que vem:

— Eu estou muito preocupado é com a desmoralização do Congresso, por causa do acordo em que o presidente da República passou a ser o tutor do presidente Sarney.

Cristovam Buarque afirmou que o problema é que a República que se sustenta por causa dos Três Poderes independentes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, "não tem mais os Três Poderes independentes. O Senado foi transformado em um ministério do governo Lula. Isso é que é a maior de todas as tragédias".

O problema, segundo o senador, não é do presidente Lula, embora Cristovam tenha afirmado que o presidente mostra total desconsideração ao Congresso Nacional.

— Creio que o presidente Sarney feriu o decoro parlamentar. A responsabilidade primeira do presidente do Senado é zelar pela independência do Senado em relação ao Poder Executivo. Ele feriu isso quando se reuniu a portas fechadas, no qual sequer foram permitidas fotografias, como se fosse uma coisa escondida e um dissesse: eu lhe dou o Senado, o outro dissesse: eu lhe dou o PT. Isso é uma desmoralização ao sistema republicano — concluiu Buarque.

AGÊNCIA BRASIL

Comentários

jairo roma

Denuncie este comentário06/07/2009 22:59

O sinismo entre eles é muito grande, agora não se faz mais nada escondido, o povo que se lixe, escancarou de vez, não se tem mais vergonha na cara não, vergonha de que? O povo incalto, parece não poder fazer n a d a, triste historia. O Sr. José Sarney pela idade que tem deveria ter vergonha na cara deslavada e se retirar ou ele será que vai também esperar a justiça divina agir? Porque as leis dos homens não agem, não tem moral e nem poder para fazer prevalecer o que é digno e de direito.Lula, o Presidente que se vende em troca de migalhas, de apoio de uma corja de malandros velhos que infelizmente, parece que só Deus para agir e defenestrar uns individuos, malandros desses. Ó Que tristeza!

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2017 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.