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Mídia Show

Grandes Ideias e Soluções para o Novo Mundo da Mídia

01 de Setembro no Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre/RS

Notícias

Painel  | 03/09/2010 18h05min

"Uma boa ideia pode ser articulada em uma frase"

Michael Conrad defendeu a qualidade numa liderança criativa

Enquanto lia no seu i-Pad, Michael Conrad foi abordado por dois participantes do evento, que tiraram fotos com ele por um smartphone. É provável que esta foto já esteja no twitter ou no Facebook. A cena, que ocorreu um pouco antes do publicitário alemão subir ao palco para o 6º painel, sintetiza muito do que foi falado no Mídia Show.

Michael Conrad pediu a participação da plateia, promoveu um brainstorm ao vivo com os debatedores do painel – o diretor-presidente da Paim, César Paim, e o vice-presidente e diretor de criação da DCS, Roberto Callage – e divertiu a todos com um vídeo em que aparece cantando uma versão própria de “Stairway to Heaven”, clássico do Led Zeppelin.

Estive em Porto Alegre, em 1972, para tirar fotos para uma campanha de cigarros – lembrou Conrad, que ajudou a criar o “mundo de Marlboro”, uma das campanhas mais importantes da história da propaganda.

O presidente da Escola de Liderança Criativa de Berlim começou a sua apresentação falando de uma propaganda que estampava a contracapa de um jornal lido pelo passageiro de um avião em que ele estava.

O anúncio era do i-Phone, e o que chamou a atenção de Conrad foi que o homem leu por mais de 90 segundos a página. Quando o voo aterrissou, ele tirou um BlackBerry do bolso e o ligou. Além de mostrar, através do exemplo, que o offline não morreu e “o que importa ainda são as boas ideias”, Conrad concluiu:

O consumidor se interessa pela competição, sempre quer o melhor.

Inspirar as pessoas certas

Conrad revelou os três conceitos que levam um profissional a ser bem sucedido: qualidade, estratégia e liderança. “Inspirar as pessoas escolhidas”, sentenciou. Entrecortando a sua fala, o publicitário alemão exibiu diversos comerciais de sucesso, para marcas como Apple, Kellog's e Disney.

Nenhuma pessoa acorda como consumidor. Toda pessoa acorda como uma pessoa. Se entendermos isto, nós faremos propagandas diferentes.

Sem clichês

O clichê, segundo Conrad, devem ser abolidos de qualquer agência. Ele defende que é preciso ter um objetivo muito bem definido para se fazer um bom trabalho. Uma empresa que gere boas ideias é construída por muitas peças, depende de muitos fatores. O publicitário usou como analogia um acidente entre dois aviões, causado por uma sucessão de coincidências, que ocorreu na ilha de Tenerife, onde ele tem casa.

O clichê é um lugar seguro que dá conforto ao criativo. Nós devemos ter coragem de dizer ao cliente o que é um clichê e desenvolver algo que realmente faça a diferença. Uma boa ideia pode ser articulada em duas palavras, numa frase. Isso a torna mais fácil de passar adiante. Tudo vem desta grande ideia inspiradora.

Através de uma tabela de qualidade, ele mostrou a evolução dos conceitos de marcas de sucesso – Apple, Coca Cola, Pepsi e Nike.

Sobre a Escola de Liderança Criativa de Berlim, Michael brandiu a bandeira da qualidade como lema da escola.

Quero ajudar a aumentar de 1% para 2%, e assim por diante, a porcentagem de líderes criativos em empresas criativas, ajudá-los a ter grandes ideias e a lidar com o futuro.

Novas mídias, novas ideias

No debate, Callage levantou a questão da polêmica envolvendo o GP de mídia impressa de Cannes deste ano. O prêmio, que ficou com a AlmapBBDO, foi primeiro vencido por uma agência mexicana que foi desclassificada pois já havia inscrito o mesmo trabalho em 2009. Porém, no ano passado, o trabalho não ficou nem entre os finalistas. O episódio, apontou o diretor de criação da DCS, revelou a fragilidade dos critérios de avaliação.

César Paim perguntou a Conrad em que lugar ficaria o cowboy de Marlboro na sua escala de qualidade. Ele respondeu:

Daria nove, talvez dez. Foi uma ideia que teve constantemente novas atrações. Muitas pessoas trabalharam duro para mante-la fresca, atual.

Sobre a relação entre forma e conteúdo, Conrad finalizou:

Novas mídias dão novas oportunidades para criar ideias criativas. Basta adapta-las. asta adapta-las.

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