Grandes Ideias e Soluções para o Novo Mundo da Mídia
01 de Setembro no Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre/RS
Entrevista | 27/08/2010 15h40min
O terceiro painel do Mídia Show promete uma interessante imersão num fenômeno recente e cada vez mais forte na comunicação: o mobile marketing. “O mundo é móvel! E você?” trará o diretor da Pontomobi Léo Xavier como apresentador e o diretor presidente da AG2 Publicis Modem, Cesar Paz, como debatedor.
Cesar Paz é diretor da Associação Brasileira de Empresas Digitais (ABRADi), cargo que, aliado à sua experiência frente à AG2, que ele criou em 1999, lhe rende uma interessante visão panorâmica do comportamento das empresas digitais brasileiras. A evolução destas, segundo ele, é “uma comunicação multicanal, que tenha o ambiente da interação no seu centro”.
Mídia Show - Você debaterá o painel “O mundo é movel! E você?” com o Leo Xavier, que trabalha com mobile marketing. Podes adiantar um pouco do essencial que deve ser debatido sobre mobilidade?
Cesar Paz - Nós estamos num processo de transformação, de comunicação emergente. Ainda não há todos os contornos bem definidos. Um dos pilares fundamentais desse processo é a comunicação dentro de um modelo de mobilidade. Até muito pouco tempo, se entendia mobilidade como a evolução do celular. Hoje, é a partir de dispositivos móveis como tablets de tela grande. O primeiro ponto é que todo o desenho de um modelo de comunicação a partir da mobilidade está em construção.
Mídia Show - Como diretor da ABRADi, você acha que as empresas brasileiras estão explorando bem o digital?
Paz - Tudo tem o seu tempo. Existe uma evolução muito grande por parte de clientes e anunciantes. Necessariamente se constroi uma cadeia de valores desse segmento. A ABRADi representa isso. Estima-se que se movimenta mais de R$ 2,5 bilhões. Existe um processo acelerado de aculturamento do mercado e as agências correm atrás disso.
Comparando o Brasil com o mundo, nós fazemos um trabalho excelente no digital. Falta aliar isso a outros canais de comunicação.
Mídia Show - Como enxergas o futuro do mercado para as empresas digitais?
Paz - A evolução das empresas digitais é uma comunicação multicanal, que tenha o ambiente de interação no seu centro. O digital ganha relevância cada vez maior, saindo do modelo de periferia da comunicação e indo para o centro do processo. As plataformas digitais são, cada vez mais, o centro de uma comunicação multicanal. Teremos um desenho de agências do futuro super especialistas e nativas da internet, mas não haverá mais a velha discussão de offline e online. O processo é indivisível.
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.