Grandes Ideias e Soluções para o Novo Mundo da Mídia
01 de Setembro no Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre/RS
Entrevista | 20/08/2010 19h41min
Em entrevista ao site do Mídia Show, o presidente da Escola de Liderança Criativa de Berlim, Michael Conrad, adiantou um pouco das ideias que vai trazer para debater com o público brasileiro. Para ele, um verdadeiro líder deve estar sempre ligado na evolução das novas mídias e em fazer o melhor uso delas. Conrad ainda revelou ser um seguidor das agências de propaganda brasileiras há anos.
Mídia Show - Nós estamos passando por uma constante revolução na comunicação. Quais são as habilidades que um verdadeiro líder deve ter hoje em dia?
Michael Conrad - Primeiro de tudo, um verdadeiro líder se envolve, faz parte dessa revolução. Ele deve estar no Facebook, Twitter, usar iPad, Flipboard e assim por diante. Pegar um cliente, um projeto e conduzir o seu compromisso no mundo digital.
Mídia Show - O Brasil é um país em desenvolvimento, e a publicidade é uma das áreas que cresce mais rápido. A agência brasileira AlmapBBDO venceu o prêmio de Agência do Ano em Cannes, em 2010, e já tem vários prêmios internacionais. O que você sabe sobre a comunicação brasileira?
Conrad - Luiz Sanches e Sergio Mugnaini [diretores de criação da AlmapBBDO] estudaram na Escola de Liderança Criativa de Berlim. Nós estamos muito orgulhosos com as realizações da AlmapBBDO. Eu sigo a propaganda brasileira há muitos anos e eu a adoro. O comercial extremamente perspicaz de Washington Olivetto “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, para a Valisére, ainda está muito presente. A sua brilhante campanha para a Bombril também. Muitas campanhas vem à minha cabeça, assim como os líderes associados a elas. Eu acredito que o Brasil tem mais personalidades distintas e vozes de liderança do que qualquer outro país.
Mídia Show - Como a publicidade pode ajudar no desenvolvimento econômico de um país?
Conrad - “Faça coisas boas e fale sobre elas” é o princípio para incentivar qualquer desenvolvimento. Se você quer fazer algo grande, se você quer inspirar pessoas e fazer elas aderirem a uma causa, a uma ideia, você deve se comunicar.
Mídia Show - Com a mudança na maneira de se fazer publicidade, a ideia de um conceito não precisa mais ser dada pelo setor de criação de uma agência. Você acha que mesmo um cliente ou um consumidor pode dar toda a ideia de um conceito, através de redes como o Facebook ou o Twitter? Neste caso, como os profissionais podem lidar com esta integração?
Conrad - As melhores ideias, o melhor trabalho e o melhor uso das novas mídias ainda vêm daqueles que sabem o que as marcas precisam em comunicação. Apenas veja algumas dessas campanhas que todos nós aplaudimos e quem está por trás delas. Sim, algumas são movidas pela tecnologia. Mas a questão principal ainda é como converter uma ideia de negócios em uma ideia de comunicação que suporte todas as atividades que estão por trás de uma marca. Não há substituto para a parceria entre clientes e agências.
Mídia Show - Você está vindo para participar de um evento que surge para debater a mídia. Na internet, nós temos diversos artigos e fóruns sobre as novas mídias e a comunicação, mas você não acha que há uma carência de eventos físicos que discutam estes assuntos?
Conrad - Com o crescimento da experiência digital, o desejo de se ter experiências físicas cresce na maioria de nós. Quanto mais amigos nós temos no Facebook, mais nós queremos vê-los. Quanto mais conferências do TED (conjunto de conferências disponíveis online gratuitamente) nós assistimos nos nossos computadores, mais nós queremos estar em um evento como este. Eu mal posso esperar para estar em Porto Alegre.
Mídia Show - O que nós podemos esperar da sua participação no Mídia Show?
Conrad - Alguns, espero que bons, pensamentos à moda antiga. Ainda é tudo sobre uma estratégia de liderança de qualidade que vise inspirar as pessoas certas – e o meio ainda é a mensagem. É nisto que eu foco a minha palestra.
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.