clicRBS
Nova busca - outros

Mídia Show

Grandes Ideias e Soluções para o Novo Mundo da Mídia

01 de Setembro no Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre/RS

Notícias

Entrevista  | 20/08/2010 18h11min

“O que acontece hoje é uma grande revolução”

Saul Duque defende a construção coletiva de posicionamento

Saul Duque coordenará o quinto painel do Mídia Show, intitulado “Gerando vantagem competitiva através da comunicação integrada”. Sócio e vice-presidente de criação da Dez Propaganda, ele acredita que uma das questões interessantes que pode ser debatida sobre o assunto é como as agências podem se valer dos canais de contato com os consumidores de uma marca abertos pelas novas mídias.

“Há uma construção coletiva de posicionamentos. A marca não pertence mais à empresa que a detém no papel. Ela é uma propriedade da comunidade que gira ao redor dela e a consome. A construção de uma marca é feita no dia-a-dia, com a interação das pessoas. O twitter, por exemplo, é um caminho válido para a chegada de uma sugestão de posicionamento”, explica Saul.

Ele garante que os seus 23 anos de experiência como redator e 17 anos como diretor de criação lhe deram um olhar mais crítico para detectar modismos no mercado, que, segundo ele, acabam definhando com o tempo, por falta de valor real: “O que acontece hoje é uma grande revolução. O princípio da propaganda era a via única: eu falo e você ouve. Hoje, são duas vias. É preciso estar o tempo todo recebendo informações. Saber avaliar o quanto o canal é válido e respeitar o fato de que o verdadeiro dono da marca é quem a utiliza”.

Sobre a realização do Mídia Show, Saul enfatiza: “Existe uma carência no debate sobre a comunicação. Não são muitos os profissionais que tem acesso aos eventos. Então, é fundamental que não só os gestores das agências participem, mas sim toda a cadeia de produção”. Por fim, ele faz um apelo aos convidados do evento: “Não é sempre que se promove um dia inteiro de imersão neste tema em Porto Alegre. E eu sei que é difícil ir a Cannes ou mesmo a São Paulo para participar de um festival, ficando quatro ou cinco dias longe do trabalho. Então, conclamo a todos que venham e prestigiem o evento”.

Grupo RBS

© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.