Um compositor de sonhos

Osorriso largo, marca registrada desde a infância, garantiu ao auxiliar administrativo, compositor e cantor Douglas Luis Abreu dos Santos, 24 anos, ser o primeiro reconhecido por Rozeli na antiga imagem e o mais lembrado na foto que passou por dezenas de mãos no Bairro Restinga, enquanto a reportagem buscava as identificações.

 

— Aprendi na Renascer a sorrir para a vida, mesmo quando ela tenta dar uma rasteira. A Rozeli me influenciou de várias formas, desde o meu modo de agir e falar até os meus gostos pessoais. Resume quem eu sou hoje — justifica Douglas, morador da Vila 5ª Unidade.

 

Durante dez anos, entre os sete e os 17, Douglas respirou Renascer no horário inverso ao da escola. Foi lá que aprendeu a amar a música nas oficinas de percussão e de coral.

 

— Conheci as notas musicais, descobri que poderia cantar e aprendi a tocar diferentes instrumentos. Se me deixassem, ficava o dia todo. Sabia que poderia ir mais longe se estivesse na Renascer. Sempre tinha atividade, e não dava tempo de ficar na rua — revela.

 

Da infância com dificuldades, filho de pais separados, Douglas lembra com carinho do esforço da mãe, Glória, que ingressou com os filhos na Renascer para trabalhar como auxiliar de limpeza. Inspirada por Rozeli, Glória decidiu voltar a estudar e hoje atua como educadora em outra entidade social.

 

Lembranças

 

— As melhores lembranças que tenho da minha infância estão na Renascer — diz Douglas.

 

No final da adolescência, Douglas chegou a tentar a carreira musical. Mas a paternidade inesperada adiou os planos na música e na escola. Ele parou de estudar no segundo ano do ensino médio. Os próprios sonhos deram lugar à preocupação de sustentar as gêmeas Rafaela e Manuela, hoje com cinco anos.

 

Há três anos, nasceu Brayann, fruto de um namoro.

 

Hoje, Douglas está casado com Eveline Nogueira Garcia e tem dois filhos com ela: Arthur, dois anos, e Sofia, que nasceu no início de abril, durante a apuração desta reportagem, com quase um mês de antecedência.

 

– O importante é que tenho uma família, e sou feliz por isso – diz Douglas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trajetória rendeu uma nova canção

 

 

Mesmo distante da música há um tempo, Douglas segue compondo. A inspiração vem nas horas mais inesperadas, desde quando está no ônibus até enquanto embala os filhos. Do pagode ao gospel, o jovem coleciona mais de 50 composições:

 

— Vou guardando para, quem sabe um dia, oferecer a alguém.

 

Ao saber da reportagem, Douglas escreveu mais uma música: uma homenagem ao Renascer da Esperança (confira a letra ao lado). Sem nenhuma pretensão, a mostrou para Rozeli. Emocionada, a ex-gari repassou a composição para músicos gaúchos que gravariam uma homenagem à instituição.

 

No início de abril, a letra foi gravada nos ritmos de pagode e de charme. Ela será a música-tema dos 20 anos da instituição.

 

Douglas gravou o clipe junto com o grupo Novo Extima e o cantor MC Gui da VR. O convite fez reacender no jovem o desejo de seguir na música.

 

— Era o que faltava para eu recomeçar. A Rozeli, mais uma vez, vai ajudar a abrir as portas — acredita, confiante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Renascer da Esperança

letra de Douglas Santos

 

Há muitos anos atrás, vivemos um sonho lindo

Num renascer de esperanças e paz

Crianças brincando e sorrindo

Um mundo como um circo

 

Lá nós aprendemos a nos dar valor

E hoje, em 2016, estamos reunidos outra vez

Para fazer esta confraternização

Apesar do tempo, ainda somos bons irmãos

 

Com esta mãe que se chama Rozeli

Nós te agrademos por estarmos mais felizes

Pelo carinho em conceder estas lembranças

Vamos ser para sempre

Renascer da Esperança

 

E hoje, em 2016, estamos reunidos outra vez

Para fazer esta confraternização

Apesar do tempo, ainda somos bons irmãos

 

Com esta mãe que se chama Rozeli

Nós te agrademos por estarmos mais felizes

Pelo carinho em conceder estas lembranças

Vamos ser para sempre

Renascer da Esperança

 

Douglas
Início Topo