INÍCIO
É uma combinação de sons ou notas que formam uma sequência estética e única DAS FANFARRAS AO CHORO, O TOM DA MÚSICA INSTRUMENTAL DE SC Em Santa Catarina o tom da música instrumental contemporânea foi dada pelos colonizadores. Os portugueses e açorianos trouxeram a tradição das bandas de música, os alemães preservaram as fanfarras e bandas de instrumentos de sopro.
- O início das bandas começou com os imperadores no Brasil, que exigiam bandas militares. Santa Catarina também tem a tradição da Festa do Divino, por exemplo, que sempre é acompanhada por banda - diz o trompetista, compositor e arranjador Jean Carlos.
Hoje o Estado tem o maior número de bandas e fanfarras do país. São mais de 500 catalogadas, muitas das quais centenárias, como a União Josefense (São José), a Banda Carlos Gomes (Blumenau), a União dos Artistas (Laguna), a Banda da Lapa e a Filarmônica Comercial (Florianópolis).
- E temos o choro em Santa Catarina, que sempre foi muito forte por influência das bases aéreas e da marinha, cujas bandas eram formadas por militares oriundos do Rio de Janeiro - diz o produtor e músico Nani Lobo.