Notícias

Haiti  | 15/01/2010 19h03min

Lula considera injusto que terremoto tenha atingido Haiti

Presidente interrompeu sua fala para pedir um minuto de silêncio pelas vítimas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou hoje injusto o fato de o Haiti, um dos países mais pobres do mundo e que começava a se organizar após décadas de conflitos e instabilidade, ter sido atingido pelo forte terremoto de terça-feira.

— Fomos pegos de surpresa por um terremoto em um dos países mais pobres do mundo. Às vezes fico pensando se é justo que tenha se dado exatamente no Haiti, um Estado que não está organizado — afirmou Lula em discurso pronunciado durante uma cerimônia oficial.

O presidente interrompeu sua fala para pedir um minuto de silêncio pelas vítimas do tremor e uma salva de aplausos pela rápida e solidária mobilização de todo o mundo para ajudar o país caribenho.

— Eles nunca tiveram chance na vida — disse Lula, ao lembrar que o Haiti foi invadido por diferentes países e sofreu com golpes de Estado e problemas de corrupção.

Segundo o presidente, o terremoto castigou um país que ainda não tem um Estado consolidado nem condições ou infraestrutura para fazer frente à tragédia. Lula lembrou que, apesar de ter sido o primeiro Estado livre da América Latina e o primeiro Estado negro do continente, a história do Haiti é repleta de conflitos políticos, ditaduras, invasões, instabilidade e pobreza.

O presidente acrescentou que o terremoto aconteceu justamente no momento em que, com a ajuda da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah), liderada militarmente pelo Brasil, o país começava a superar alguns de seus problemas.

— Agora que o Haiti começa ter mais facilidade de entrar numa situação de tranquilidade, acontece a desgraça que aconteceu — afirmou.

— Não sabemos nem quantos mortos há porque não há estrutura para retirar os escombros — disse Lula.

O presidente destacou que o Brasil, que tem 1.266 soldados no Haiti, mostrou sua solidariedade e, além do anúncio de uma ajuda de US$ 15 milhões, já enviou seis aviões ao país caribenho com toneladas de alimentos e remédios, 50 bombeiros, dois hospitais de campanha e outras equipes de resgate.

— Estamos fazendo o que é possível e até estamos enviando água potável, mas em um avião não cabe água para três milhões de pessoas — disse.

Ao final de seu discurso, Lula pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do terremoto, incluindo 14 militares brasileiros da Minustah, que chamou como "heróis".

— É uma homenagem aos 14 soldados que estavam lá em nome do Brasil e morreram. Além disso, há quatro militares desaparecidos, possivelmente mortos — disse Lula, que também lembrou o segundo civil na hierarquia da ONU no Haiti, Luiz Carlos da Costa, "que está desaparecido e possivelmente morto".

O presidente também mencionou o falecimento da missionária Zilda Arns, fundadora e coordenadora do Pastoral da Criança, que considerou como uma "mulher exemplar".

Cenário é de guerra no país caribenho

Milhares de feridos e desabrigados seguem vagando sem destino no Haiti, após um tremor de 7,3 graus na escala Richter que, na terça-feira, matou dezenas de milhares de pessoas e atingiu pelo menos 3,5 milhões. A morte de dois militares gaúchos que, em meio à miséria do Haiti, serviam às forças de paz da ONU, foi confirmada pelo Exército. Outros 13 brasileiros também morreram no terremoto — entre eles a missionária Zilda Arns, 75 anos.

OS DEPOIMENTOS

>> Mulher de militar gaúcho relata desespero do marido durante o terremoto

>> Missionária de Santa Maria conta o horror e o trabalho com Zilda Arns

>> "O prejuízo é inestimável", diz adida cultural da embaixada do Haiti


ACOMPANHE A COBERTURA DE ZEROHORA.COM

Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real

Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia

Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país

Blog do Rodrigo Lopes: enviado especial

Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o Haiti

No site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos

Leia as últimas notícias da cobertura

"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu relato 

Entenda o que ocorreu no país caribenho:
 

Internautas postam vídeos direto do Haiti:  

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.