Notícias

Política  | 24/11/2010 23h54min

Promotor pede a prisão de Tiririca

Humorista teria cometido falsidade ideológica em declarações

Compartilhar


O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o humorista Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão. Essa é a pena máxima para o crime de falsidade ideológica, do qual é acusado.

Nesta quarta-feira, Lopes apresentou suas alegações finais na ação movida contra Tiririca que tramita na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. De acordo com o promotor, Tiririca cometeu o delito porque teria entregue à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e sobre a propriedade de bens.

A lei prevê que a punição por falsidade ideológica pode ir de um a cinco anos de reclusão.

— Pedi a condenação na pena máxima tendo em vista a repercussão social do crime e a natureza da falsificação, que foi feita para produzir uma fraude eleitoral de rumorosa consequência jurídica e social — afirmou Maurício Lopes.

Junto às alegações finais, o promotor apresentou à Justiça um parecer de uma fonoaudióloga do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Ela acompanhou a audiência na qual Tiririca foi submetido a um teste de ditado e leitura. O parecer aponta que o deputado eleito apresentou sérias dificuldades no teste e pode ser classificado como analfabeto funcional.

"O leitor que lê apenas decifrando letras e não interpretando o que foi lido ou que escreve apenas reproduzindo palavras copiadas ou ditadas é o que chamamos de analfabeto funcional", afirma o parecer.

A defesa do humorista afirma que ele tem a alfabetização exigida pela legislação e não cometeu o delito de falsidade ideológica.

DIÁRIO CATARINENSE
Evelson de Freitas/Agência Estado / 

A defesa do humorista afirma que ele tem a alfabetização exigida pela legislação e não cometeu o delito de falsidade ideológica
Foto:  Evelson de Freitas/Agência Estado


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/11/2010 10h21min
Tiririca participa de audiência no TRE de São Paulo
28/10/2010 05h17min
Tiririca admite ter recebido ajuda para redigir declaração
25/10/2010 19h51min
Justiça eleitoral decreta segredo de justiça na ação contra Tiririca por suposto analfabetismo
25/10/2010 16h06min
Defesa de Tiririca é entregue nesta segunda-feira
15/10/2010 18h51min
Ação judicial por conta de suposto analfabetismo não impede diplomação de Tiririca
14/10/2010 02h36min
Notificado pela Justiça, Tiririca tem até o dia 23 para apresentar defesa
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.