Notícias

Pesquisas  | 10/04/2010 19h24min

Pesquisa mostra cinco nomes com condições de chegar ao segundo turno em Santa Catarina

Mapa aponta vantagem de Angela Amin (PP) e equilíbrio entre outros quatro nomes

Cinco nomes com chances reais de alcançar o segundo turno, com a deputada federal Angela Amin (PP) despontando em primeiro lugar. Esse é o cenário apresentado pela pesquisa Mapa sobre as eleições para o governo estadual, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 6 e 8 de abril.

 Confira a pesquisa na íntegra (em pdf)

Quando todos são colocados na disputa, Angela lidera com 24,3%, seguida por quatro candidatos em situação de empate técnico: Ideli Salvatti (PT), com 13,7%, Raimundo Colombo (DEM), com 12,5%, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), com 12%, e Leonel Pavan (PSDB), com 11,8%.

Angela Amin lidera todos os cenários em que tem o nome incluído. A forte disputa pelo segundo lugar também se repete. Sem o governador Leonel Pavan, o quadro pouco se altera. Angela teria 27,6%, à frente de Ideli (17%), Colombo (15,6%) e Pinho Moreira (14%), os três separados por apenas três pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa Mapa é de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Foram testados cenários com apenas três candidaturas. Pavan não foi incluído nessas simulações por ser o único entre os cinco principais nomes a não ter assumido a condição de pré-candidato. Nesses cenários, Angela mantém a dianteira e alcança sua melhor pontuação, 32,2%, quando confrontada com Colombo (19%) e Pinho Moreira (16,5%).

Sem a pré-candidata do PP, o quadro embola mais. Ideli Salvatti surge na frente, com 21,9%, empatada tecnicamente com Raimundo Colombo, que teria 20,4%. Logo atrás, igualado com Colombo, Pinho Moreira teria 16,6%. Nesse quadro, o índice de indecisos atinge 29%, o maior índice na pesquisa estimulada.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores entrevistados, o índice de indecisos chegou a 82,7%. Angela Amin lidera, com 3%, seguida por Leonel Pavan, com 2,2% e Ideli Salvatti, com 1,9%. A pesquisa consultou a rejeição dos candidatos ao governo estadual. Leonel Pavan lidera esse quesito com 19,6%. Angela Amin aparece com 14%, seguida por Ideli Salvatti, com 10%.

Os candidatos com menor rejeição são Pinho Moreira, com 7,6%, e Raimundo Colombo, com 6,6%. Cerca de 40% dos eleitores declaram não rejeitar candidato algum.

Como é a primeira pesquisa Mapa de 2010 sobre a sucessão estadual, não foram feitas simulações de segundo turno.

LHS e Pavan são avaliados

Pouco mais da metade dos eleitores catarinenses avalia positivamente a administração do ex-governador Luiz Henrique (PMDB), que renunciou ao cargo no dia 25 de março para concorrer ao Senado.

A avaliação dos políticos (em pdf)

Segundo os números da pesquisa Mapa, 10,3% dos entrevistados consideraram a gestão do peemedebista como ótima, enquanto 44,9% a apontaram como boa.

O governo LHS foi considerado regular por 30,8% dos eleitores consultados. A gestão foi reprovada por 11,4% dos eleitores. Para 6,2% dos pesquisados, a administração é classificada como ruim e para 5,2% como péssima. Apenas 2,6% não responderam à pesquisa, que tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A pesquisa verificou as expectativas para o governo de Leonel Pavan (PSDB). Consideraram que será ótima, 4,8%. Indicaram como boa, 30,4% dos entrevistados. A administração com o tucano será regular para 31,1% e a reprovação atinge 13%, com 6,6% ruim e 6,6% péssima.

O Instituto Mapa também perguntou aos eleitores em quais as áreas Santa Catarina enfrenta maiores dificuldades. A saúde despontou como principal problema para 35,3% dos entrevistados. É mais do que o dobro da área que aparece em segundo lugar nas preocupações do eleitorado: a situação das estradas, lembrada por 13,7% dos eleitores.

Em terceiro lugar na preocupação dos pesquisados está a segurança pública, apontada por 12,3%.

A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 8 de abril de 2010. Neste período, foram ouvidos 1.008 eleitores. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 14421/2010

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.