| 24/11/2008 11h59min
Os bairros Cidade Nova e Promorar II estão inundados desde a madrugada desta segunda-feira em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. O nível da água atinge 2,5 metros em relação ao solo, de acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros. 
Os alagamentos nas áreas próximas do rio Itajaí-Açu e seus afluentes iniciaram ainda na noite de domingo, quando começou a chover forte na região. Autoridades monitoram a alta do nível do rio Itajaí-Açu. 
Nos últimos dias, cerca de 27 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas na região. No município, são cerca de 5 mil desabrigados. Aproximadamente 8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e se alojarem em casas de amigos, familiares e vizinhos. 
A situação é caótica também no Centro de Itajaí, onde há diversos pontos de alagamento. Moradores da região estão impedidos de saírem de casa e prédios devido à água acumulada. O comércio está com as portas fechadas. 
Os hospitais 
Marieta Konder Bornhausen e o infantil Pequeno 
Anjo ficaram ilhados. Ambulâncias com pacientes estão impedidas de acessar as instituições de saúde devido ao acúmulo de água nos acessos. 
Medicamentos e outros materiais estão sendo transportados para os hospitais por meio de jipes e caminhões. A condição piorou nas últimas horas no Pequeno Anjo, onde falta água. 
A direção solicita às pessoas que puderem doar bombonas de água que procurem o Corpo de Bombeiros. O pronto-atendimento do bairro São Vicente foi fechado e transferido para a policlínica do bairro Cordeiros, na rua Odílio Garcia. 
O Corpo de Bombeiros de Itajaí e a Defesa Civil trabalham com 23 equipes de salvamento.O governo do Paraná enviou 10 embarcações à cidade, mas apenas três chegaram ao local. 
As outras não conseguiram passar por Barra Velha, na BR-101, onde o trânsito está em meia pista no sentido Norte/Sul. 
Acesso a Navegantes está prejudicado 
A forte correnteza no rio Itajaí-Açu devido à chuva fez com que o serviço de 
transporte entre os municípios de Navegantes e Itajaí com o uso de ferry-boat fosse interrompido nesta segunda-feira. 
Com a suspensão, o acesso ao município de Navegantes foi prejudicado. Por terra, o tráfego foi interditado na cabeceira da ponte entre Navegantes e Itajaí, no km 112 da BR-101, devido a um alagamento. 
Embarcação destrói parte do Porto de Itajaí 
Parte do cais Porto de Itajaí, no Litoral Norte, foi destruída no domingo à tarde depois que um navio que estava às margens do rio Itajaí-Açu foi arrastado contra a estrutura pela correnteza. 
O barco estava sendo construído em um estaleiro nas proximidades do porto. Com a força da água, as amarras que prendiam a embarcação ao estaleiro, se soltaram. Segundo informações preliminares, o píer número um foi parcialmente atingido. 
Depois de atingir a estrutura, o barco foi arrastado em direção ao mar, e resgatado momentos depois 
por um rebocador e encaminhado ao Porto de Navegantes, no município 
vizinho. 
Desde o domingo, o porto serve também para a atracação de embarcações pesqueiras da região que buscam abrigo em águas protegidas da correnteza. 
Doações 
A prefeitura pede doações de água potável; alimentos não perecíveis, mamadeiras, fraldas, roupas, calçados, cobertores e colchões para os desabrigados. Os materiais podem ser entregues no prédio da prefeitura, na Rua Alberto Werner, bairro Vila Operária. 
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.