Mercado | 03/08/2009 10h54min
A Apple anunciou nesta segunda-feira que Eric Schmidt, chefe executivo do Google, está saindo da mesa de diretores da Apple, uma posição ocupada desde agosto de 2006. A saída já era esperada, à medida em que cada vez mais Apple e Google se cruzam nos mercados da área de tecnologia, como em browsers (Safari vs Chrome) e smartphones (iPhone vs Android).
– Eric tem sido um membro excelente na mesa de diretores da Apple, investindo seu valioso tempo, talento, paixão e sabedoria para ajudar a fazer da Apple um sucesso – disse Steve Jobs, CEO da Apple.
Em seu pronunciamento sobre o assunto, Jobs acrescentou que a posição de Schmidt na Apple ficaria prejudicada, já que em muitas discussões em que haveria conflito de interesses ele não poderia participar.
– Portanto, nós concluímos juntos que seria o tempo de Eric deixar sua posição na Apple – encerra Jobs.
A saída de Schmidt da Apple era discutida há algum tempo. Em maio, o Google confirmou que a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos debatia a possibilidade de conflitos de interesses envolvendo Schmidt como membro dos grupos de decisões das duas empresas.
A posição era de que Google e Apple não seriam grandes rivais, na época, segundo o site CNet.
Com o anúncio do Chrome OS, no mês passado, o próprio Schmidt acabou admitindo que seria preciso rediscutir o seu papel na Apple, já que as empresas estavam entrando em muitos mercados similares.
Além de smartphones e browsers, Apple e o Google competem em outros campos, entre eles, programas para criação de páginas na internet (iWeb vs Google Pages), calendários (iCal vs GCal), documentos de produtividade (iWork vs Google Apps), leitores de RSS (Mail.app vs Google Reader), e-mail (Mail.App vs Gmail), software (MacOS vs Android e, futuramente, Chrome OS Linux), servidores de foto (iPhoto vs Picasa), serviços online (Mobile Me vs Google Apps) e serviços de vídeo (iTunes vs YouTube).
Eric Schmidt já passou por empresas como Novell, Sun Mycrosistems e Xerox, e foi recrutado pelos cofundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, para auxiliar nas estratégias para produtos e mercados da companhia.
Schmidt tem 54 anos e é formado em engenharia elétrica pela Universidade de Princeton, e tem Ph.D. em ciências da computação pela universidade de Berkeley. Junto com Brin e Page, ele é um dos responsáveis pelo Google.
Presença das empresas cada vez mais nos mesmo mercados gerou conflito de interesses
Foto:
Divulgação, Google
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.