clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Software  | 08/07/2009 10h57min

Google anuncia sistema operacional para netbooks

Lançamento é visto como um ataque feroz contra a gigante Microsoft

A guerra entre as gigantes de informática Google e Microsoft ganha um novo campo batalha nesta quarta-feira. A empresa por trás da ferramenta com a maior fatia no mercado de buscas anunciou um sistema novo operacional, que estará disponível no segundo semestre de 2010, em netbooks, meses depois da companhia com a maior fatia entre os SO estrar seu novo produto – o Windows 7.

Segundo comunicado oficial da equipe do Google, o programa, chamado Chrome OS, apostará na  rapidez, simplicidade e segurança.

Com foco na internet, o Chrome OS dá claras indicações do perfil para a nuvem computacional.

– Os sistemas operacionais que os usuários têm à disposição foram desenhados em uma era em que não havia a rede. O Chrome OS é nossa tentativa de repensar o conceito de sistemas operacionais – escrevem Sundar Pichai, vice-presidente de produtos do Google, e Linus Upson, diretor-engenheiro da empresa.

Uma das preocupações é com a segurança, já que tanto o hardware (netbooks) quanto o software da dobradinha Chrome OS e minilaptops é a navegação na internet.

Sobre o kernel Linux, os desenvolvedores revelam que estão redesenhando a arquitetura de segurança do sistema para evitar que os usuários se deparem com vírus, programas maliciosos ou atualizações de segurança.

O anúncio abre um novo capítulo na briga entre Microsoft e Google. A briga por mercados tem levado ambos a se aventurarem em áreas novas.

Nos passos mais recentes, Google, com o navegador Chrome, lançado no ano passado, fez uma forte investida contra o Internet Explorer (browser mais utilizado no mundo). Já a Microsoft apresentou neste ano um novo buscador, o Bing, que rapidamente tem conquistado fatia de mercado.

Para Stephen Shankland, da CNET, o lançamento tem grandes implicações.

– Uma é mostrar quão séria é a proposta da Google de tornar a rede uma base não apenas para páginas estáticas, mas aplicativos ativos, especialmente os seus próprios, Google Docs e Gmail – ele afirmou.

Em um blog popular, TechCrunch, o autor de uma postagem sobre o tema, MG Siegler, disse que é preciso "ser claro sobre o que isto realmente é".

– Isto é a Google soltando a mãe de todas as bombas sobre sua rival, a Microsoft.

CLICRBS, COM INFORMAÇÕES DE SITES INTERNACIONAIS
Montagem clicRBS/fotos Divulgação  / 

Lançamento é visto como um ataque feroz contra a gigante Microsoft
Foto:  Montagem clicRBS/fotos Divulgação


Blog Infosfera: Google esquenta briga com a Microsoft
Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2022 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.