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Internet  | 13/08/2009 09h00min

Nacional amplia oferta de produtos pela internet

Vendas online em julho foram 20% superiores ao mesmo mês de 2008

O bom desempenho na Capital das vendas online do portal nacional.com.br, que cresceu 20% em julho de 2009 na comparação com o mesmo mês do ano passado, levou o Wal-Mart a investir em melhorias no serviço. Desde ontem, os consumidores utilizam uma versão renovada do endereço, com um aumento de 40% no número de itens à venda, disponíveis para Porto Alegre, totalizando mais de 9 mil produtos.

Quem fizer compras pela internet pode agora agendar a entrega, a contar de 24 horas da hora da compra, para os próximos sete dias e seguir escolhendo o turno de recebimento – manhã, tarde ou noite. Em Porto Alegre, 25 mil clientes utilizam o serviço. A meta, segundo Carlos Fernandes, vice-presidente de comércio eletrônico do Wal-Mart Brasil, é dobrar o número de consumidores e aumentar em 50% o faturamento por esse canal até o final do ano.

– Por enquanto, a entrega está restrita a Porto Alegre por uma questão de logística, mas temos planos de expandir para a Grande Porto Alegre e o Vale do Sinos – adianta o executivo.

Por um mês, a partir de 17 de agosto, os clientes do nacional.com.br que fizerem compras acima de R$ 100 e pagarem com os cartões de crédito Mastercard e Diners terão entrega gratuita. Os demais clientes pagam R$ 5,97 pelo serviço e, para compras acima de R$ 400, a taxa cai para R$ 2,97. O crescimento constante do segmento em Porto Alegre resultou em contratações, e a equipe que atua na entrega dos pedidos saltou de 15 para 25 funcionários. A capacidade do sistema de informática foi ampliada em 10 vezes para suportar o aumento da demanda.

Em atividade desde 2003, o portal permitiu traçar o perfil do consumidor online. Os clientes de Porto Alegre são na maioria mulheres, com idade entre 25 e 45 anos, e geralmente das classes A e B. Sem detalhar valores, Fernandes afirma que o tíquete médio é de 30% a 40% superior ao das lojas físicas.

Em todo o país, os negócios online do Wal-Mart (lançados em outubro para eletroeletrônicos, DVDs e móveis) aumentaram 60% do primeiro para o segundo trimestre de 2009. Os resultados levaram à antecipação em dois anos das metas orçadas. O Rio Grande do Sul é o quarto Estado em faturamento online, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

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