clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/10/2008 10h49min

Três ministros votam em Porto Alegre

Tarso afirma que vai pleitear vinda de Lula ao RS caso Rosário passe ao segundo turno

Atualizada às 11h47min Alexandre de Santi  |  alexandre.santi@zerohora.com.br

Três ministros do governo federal votaram pela manhã em Porto Alegre, na Escola Santos Dumont, zona sul da Capital, acompanhados da candidata à prefeitura pelo PT, Maria do Rosário e outros políticos do partido. São eles: a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Dilma foi a primeira a votar. O candidato a vice Marcelo Danéris brincou:

— Agora já são dois votos — lembrando que Maria do Rosário já tinha votado nesta manhã.

Os dois ministros comentaram que vão pedir vinda de Lula ao Rio Grande do Sul caso a candidata do PT passe ao segundo turno.

— O presidente não teceu nenhuma declaração sobre isso, mas eu vou pleitear que ele venha apoiar Maria do Rosário — disse Tarso.

Dilma Rousseff comentou que não irá manifestar opinião sobre isso:

— O presidente sabe o que deve ou não deve fazer.

Ela lembrou ainda a importância das eleições no processo de consolidação da democracia:

— Aqueles que viveram uma ditadura não podem esquecer.

Tarso propõe união da esquerda em Porto Alegre

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o PT e a Frente Popular não são mais absolutos entre as esquerdas de Porto Alegre, reconhecendo o crescimento do PC do B, que está com bons índices das pesquisas eleitorais, e também do PSOL, partido pelo qual sua filha, Luciana Genro, é candidata. Mesmo assim, lembrou que a soma dos partidos de esquerda ainda representa uma grande fatia do eleitorado e propôs a união para o segundo turno.

— Temos que agregar a esquerda para retirar o município de seu atual estado de autismo político — convocou o ministro, para lembrar que o atual prefeito, José Fogaça (PMDB), apesar de líder nas pesquisas, tem apenas um terço dos eleitorados.

— Isso significa que dois terços não aceitam a administração da cidade e que é hora de mudar.

O ministro também disse que as eleições municipais deste ano são as mais importantes do Brasil pós-constituição por ocorrerem num novo cenário nacional e internacional.

— Está quebrado o paradigma de que o governo de partidos de esquerda quebraria o país — avaliou.

— O que quebrou foi o sistema financeiro mundial. Eu tenho uma certa pena dos comentaristas econômicos que se espojavam no auge do neoliberalismo e agora não sabem o que dizer, porque o cassino financeiro quebrou e o Brasil está bem.

Tarso tomou o café da manhã com a candidata do PT a prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, e depois foi acompanhá-la em seu voto num colégio da zona leste da cidade.

Saiba onde votar hoje

Veja a lista de candidatos a prefeito

Veja a lista de candidatos a vereador

Dúvidas mais freqüentes

ZEROHORA E AE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.