clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/06/2008 09h32min

Amazônia: devastação aumenta nas áreas de preservação ambiental

Imagens de satélite revelaram que, em maio, o desmatamento na região atingiu 294 km²

Um relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia revelou que a devastação aumentou nas áreas de preservação ambiental. A ONG Imazon analisou imagens de satélite dos nove Estados da Amazônia. Elas revelaram que, em maio, o desmatamento na região atingiu 294 km², o que representa uma queda de 26% em relação a maio do ano passado.

O Pará foi o Estado que mais desmatou: 60% do total e os três municípios recordistas são paraenses: Altamira (76,57 km²), Novo Progresso (63,55 km²) e Itaituba (15,79 km²).

O número mais assustador do estudo, no entanto, é sobre a devastação em áreas de preservação ambiental.

Os pesquisadores afirmam ainda que em maio 19% do desmatamento na Amazônia ocorreu em unidades de conservação. São florestas, reservas e parques que deveriam estar protegidos.

— Estas áreas já não estão mais imunes ao desmatamento e isso é preocupante, porque foram criadas como garantia de que iam se manter intactas e tem obviamente um desafio ao estado de direito por parte dessas pessoas que estão desmatando, avisando claramente que não vão respeitar nem as reservas ambientais — declarou Adalberto Veríssimo, pesquisador da Imazon.

A Floresta Nacional do Jamanxim, em Novo Progresso, sudoeste do Pará, foi a mais atacada. Lá, derrubaram 35 km² de mata.

Segundo o Ibama no Pará, a responsabilidade pela área é do Instituto Chico Mendes, mas o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, determinou que agentes do Ibama intensifiquem a fiscalização na região:

— Nós não temos que criar menos unidades de conservação, nós temos que equipá-las com mais gente e mais mecanismos de proteção, e cordões em torno, com atividades sustentáveis, ligadas ao eco-negócio, ao manejo sustentável para população viver com dignidade sem destruir a biodiversidade.

As informações são do Jornal Nacional.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.