| 15/06/2008 14h14min
Com área superior a cinco milhões de quilômetros quadrados, sendo 83% floresta, a Amazônia já responde por 40% da produção de carne e soja no País. Dados oficiais do IBGE mostram que o agronegócio avança sobre amplas áreas do que um dia foi floresta.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o avanço mais expressivo pode ser registrado em regiões do Pará, Mato Grosso e Rondônia, que lideram o ranking de desmatamento. No caso da pecuária, 73% das 74 mil cabeças de gado da região são criadas no bioma amazônico.
Acompanhando o aumento de preços da soja e da carne no mercado internacional, o agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia.
Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já
abertas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.