| 21/05/2008 12h23min
Se antes o colo e o pescoço entregavam a idade da mulher, hoje as mãos são as principais inimigas daquelas que querem se manter sempre jovens. Que o diga a cantora Madonna e a atriz Sarah Jessica Parker, a Carrie do seriado "Sex and the City", flagradas recentemente com mãos tão envelhecidas que chegaram a causar espanto nos fãs.
Os culpados são vários, já que a pele fina fica exposta constantemente a agressores como o sol, os detergentes, os equipamentos de ginástica, o volante do carro e a poluição.
As manchas, a flacidez e o ressecamento nesta região podem aparecer cedo – por volta dos 30 anos – e só são evitados com o uso diário do hidratante com filtro solar,
hábito que deveria ser adotado ainda na adolescência,
explica o dermatologista Alexandre Filippo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se o problema já se instalou, a opção é investir em tratamentos estéticos no consultório do dermatologista, que costumam trazer uma melhora de até 70%.
– Para quem tem manchas na mão, o ideal é usar todo dia um creme hidratante com filtro solar e ativos clareadores, que vão apagando as marcas aos poucos. Mas apenas as manchas escuras podem ser melhoradas. As sardas claras ainda não têm solução – explica o médico.
Tratamentos no consultório ajudam a apagar as marcas
Para Alexandre Filippo, a maior novidade desta temporada são os aparelhos de laser fracionado, que ao mesmo tempo em que clareiam as manchas, ajudam a estimular a síntese de colágeno nas células, fundamental para deixar a pele mais firme.
– Para a mulher que tem apenas manchas e ainda não apresenta flacidez, costumo indicar a crioterapia, procedimento que congela e destrói as marcas escuras. A melhora costuma ser muito boa – avalia Filippo.
A injeção de substâncias para preencher os sulcos nas mãos, por outro lado, ainda gera polêmica entre os especialistas. Alexandre Filippo não costuma aconselhar o procedimento para suas pacientes e alerta que o método pode causar pequenas deformidades na região.
– Ele só deve ser feito com muito critério e apenas em situações específicas, já que muitas vezes a superfície da mão acaba ficando irregular e é comum que apareçam granulomas (pequenos nódulos) algumas semanas depois das aplicações – afirma.
Já a dermatologista Juliana Neiva, também da SBD, acredita que o preenchimento é válido quando as veias, os ossos e os tendões das mãos estão muito aparentes. Ela indica os procedimentos feitos com um novo tipo de ácido hialurônico, que vem em partículas menores e tem um resultado mais natural.
– É um tratamento que pode ser realizado em três seções, uma por mês. Ele deve ser feito em consultório e dura oito meses – diz Juliana. Os tratamentos no consultório costumam dar resultado a partir da primeira sessão. Os cremes clareadores começam a mudar a textura da pele depois dos três meses de uso contínuo.
Atenção redobrada nas atividades do dia-a-dia
Além dos tratamentos citados acima, uma esfoliação semanal ajuda a manter a cor da pele mais uniforme. Na hora de lavar pratos, por exemplo, o uso de luvas de borracha é indispensável. Evitar a água quente na hora do banho também ajuda a manter as mãos jovens por mais tempo.
– Apesar da renovação contínua da epiderme, o envelhecimento é um processo contínuo. Cuidar da pele é como ter uma poupança. Quando mais você investe nos cuidados cutâneos, melhor será a textura das suas mãos no futuro – diz a dermatologista Juliana Neiva.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.