clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 31/10/2010 19h55min

Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil

Candidata do PT superou José Serra no segundo turno e tornou-se a primeira mulher eleita para o cargo

Marcelo Gonzatto  |  marcelo.gonzatto@zerohora.com.br

Às 19h55min de 31 de outubro de 2010, após 121 anos de tradição republicana, o Brasil elegeu a primeira mulher presidente de sua história.

Com cerca de 91% dos votos apurados, segundo a contagem oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dilma Vana Rousseff, 62 anos, somou mais de 50 milhões de votos, abriu uma diferença impossível de ser revertida em favor de seu adversário, o tucano José Serra, e garantiu sua entrada no Palácio do Planalto para um mandato de quatro anos.

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/9616947.jpg
>>>Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência

Além de marcar uma histórica vitória feminina nas disputas pelo comando do país, o resultado do pleito deste domingo representa a eleição da primeira líder política com fortes laços com o Rio Grande do Sul desde que o general Ernesto Geisel, nascido em Bento Gonçalves, deixou o poder em março de 1979.

Por ironia, foi justamente por combater o governo militar sustentado por Geisel que a ex-guerrilheira convertida em sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva, nascida em Belo Horizonte (MG), teve o rumo de sua vida direcionado para Porto Alegre. Radicada em solo gaúcho após ser presa como subversiva, na nova cidade construiria sua família, a carreira política, e daria início à ascensão ao mais alto cargo público do Brasil.

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/9613853.jpg

Foi na Capital que Dilma votou pouco depois das 9h deste domingo, em companhia do governador eleito Tarso Genro (PT) e sob o foco de dezenas de câmeras, e onde, ainda nos anos 70, a nova presidente formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nas duas décadas seguintes, assumiria secretarias da Fazenda e de Minas, Energia e Comunicações, postos em que se consagraria pelo estilo rígido e pela capacidade técnica.

No café da manhã realizado antes da votação, no Hotel Plaza São Rafael, a candidata eleita já dava mostras de que pretende somar a estes um outro predicado como mandatária da nação - a pluralidade:

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/9613537.jpg

— Eu governarei para todos, conversarei com todos os brasileiros — prometeu, referindo-se à possibilidade de que os votos viessem a confirmar o que as pesquisas já indicavam.

No discurso direcionado a correligionários e apoiadores, Dilma lembrou ainda que na véspera havia visitado Minas Gerais, onde nasceu, e no dia de sua vitória se encontrava no Estado onde construiu os alicerces de sua vida pública.

>>>Galeria: a trajetória política de Dilma

— É como se eu fizesse a trajetória política da minha vida. Aqui fui recebida quando saí das prisões da ditadura — declarou a então candidata, que depois de votar passou na casa de sua filha e, à tarde, embarcou para Brasília onde acompanhou a apuração.

Não foram poucos os obstáculos até o anúncio virtual de sua eleição à presidência do Brasil. Ainda jovem, vinculada a grupos de guerrilha contra a ditadura, como o Comando de Libertação Nacional, foi presa entre 1970 e 1972 e acabou vítima de torturas. Depois de liberta graças a um recurso apresentado ao Superior Tribunal Militar, morou em São Paulo e no Rio de Janeiro até se estabelecer em Porto Alegre - onde também se casaria com o futuro deputado estadual Carlos Araújo e teria sua única filha, Paula.

Filiada ao PDT até 2001, quando migrou para o PT, dois anos depois assumiria o cargo de ministra de Minas e Energia do governo Lula. O bom desempenho na condução do setor energético e o gerenciamento de programas prioritários como o Luz para Todos encaminharam Dilma à chefia da Casa Civil, em 2005, em substituição a José Dirceu. Às vésperas da formalização de sua candidatura à presidência, ainda enfrentaria um câncer no sistema linfático - do qual revelou ter se curado em setembro do ano passado.

A partir de 1º de janeiro de 2011, quando a primeira mulher eleita presidente do Brasil subir a rampa do Palácio do Planalto para dar início ao 29º período de governo republicano, a mineira de nascimento e gaúcha por adoção Dilma Rousseff terá um novo e grandioso desafio a superar: atender aos sonhos e anseios de mais de 190 milhões de brasileiros.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.