clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 29/09/2010 19h43min

Candidatos ao governo do RS colam em apoiadores na reta final da campanha

Tarso Genro, José Fogaça e Yeda Crusius lideram as pesquisas

Os três candidatos com mais chances de vencer a eleição para o governo do Rio Grande do Sul usaram nesta quarta mensagens de apoio de terceiros, do presidente da República e de uma candidata ao Senado, no último dia da propaganda eleitoral na televisão. Líder nas pesquisas, Tarso Genro (PT) fez colagens de diversas declarações e trechos de discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, alternado um e outro durante boa parte do programa. O objetivo do petista é ganhar a eleição no primeiro turno.

José Fogaça (PMDB), que luta para manter a segunda posição, convocou seus simpatizantes a levar a eleição para o segundo turno. Um deles, o senador Pedro Simon, apareceu na tela para lembrar que, numa rodada decisiva, os debates permitem que os dois concorrentes exponham suas propostas com tempos iguais.

— Aí você pode analisar, conhecer, ver quem é o Fogaça e dizer que Fogaça é o homem — disse.

Sem fazer o mesmo apelo, a governadora Yeda Crusius (PSDB) usou mensagem de apoio da candidata ao Senado Ana Amélia Lemos (PP), confirmando a campanha cada dia mais colada que vinha fazendo com a parceira de coligação. A jornalista, estreante na política, apareceu elogiando a "gestão qualificadíssima" da tucana pelo "ajuste nas obras, no acerto de contas que até a oposição reconhece". O reforço na parceria busca os votos que faltam para Yeda ultrapassar José Fogaça (PMDB) e forçar o segundo turno contra Tarso Genro (PT).

Conforme a mais recente pesquisa do Ibope, divulgada no domingo pelo jornal Zero Hora, a tucana tem 17% das intenções de votos, o peemedebista 26% e o petista 44%. Para o Senado, Ana Amélia lidera a corrida, com 48%. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, tem 32% da preferência dos gaúchos, mas não gravou mensagens de apoio a Yeda. A governadora, no entanto, pediu votos para o presidenciável tucano num dos programas e cita o nome e o número dele em todo o material de campanha. 

Agência Estado
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.