clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  | 20/07/2010 22h48min

José Fogaça participa de encontro no Vale do Taquari e cita exemplos de sua gestão na Capital

Evento reuniu os três principais candidatos ao Piratini

Letícia Mendes  |  leticia.mendes@zerohora.com.br

O ex-prefeito de Porto Alegre e ex-senador, José Fogaça, foi último a participar do "Encontro com os candidatos a governador" na Univates, em Lajeado, no Vale do Taquari. Fogaça expôs as suas propostas em diferentes áreas durante 45 minutos. O candidato do PMDB criticou o sucateamento do setor público e relembrou feitos de sua gestão na Capital gaúcha. Tarso Genro e Yeda Crusius também participaram do evento. Confira os principais pontos levantados pela candidata.

Saneamento básico

"A questão do saneamento é dramática no Rio Grande do Sul, embora tenhamos um serviço de distribuição de água nas zonas urbanas, o tratamento de esgoto deixa muito a desejar. Água e esgoto são essenciais para a saúde pública. O sistema do saneamento básico do Rio Grande do Sul depende de financiamentos. Depende de conquistarmos recursos junto à Caixa Econômica Federal para investir na construção de estações de tratamento e ampliar o serviço de tratamento de esgoto no Estado. Esse é um investimento prioritário. O trabalho que nós realizamos em Porto Alegre é um exemplo dessa prioridade. Em 2012 o Guaíba deve voltar a ter condições de balneabilidade graças ao tratamento do esgoto que está sendo realizado".

Segurança pública

"O Rio Grande do Sul tem um excesso de endividamento e vem resgatando seu equilíbrio financeiro, mas tem feito isso com uma restrição de contratação de pessoal, fazendo com que os serviços públicos cheguem quase em um nível de sucateamento. Temos que recuperar os serviços públicos. Queremos o desenvolvimento regional porque nas regiões é gerada a dinâmica produtiva capaz de gerar desenvolvimento econômico. Vamos criar um Comitê Gestor Regional que se reunirá com as forças ativas da região para saber quais as prioridades de cada local. O problema da segurança pública depende do seu sistema prisional. Nós temos um déficit de vagas que tem aumentado a violência no nosso Estado. Não há nada mais urgente do que a cobertura do aumento de vagas nos presídios".

Educação

"O Rio Grande do Sul deixou de ser o número um em qualidade na educação. Assim como as empresas o Estado tem que ter metas. Queremos desenvolver região por região as metas para que o Rio Grande do Sul melhore seus índices. Nossa principal meta é expandir as vagas no Ensino Médio para melhorar também a qualidade da mão-de-obra. No Ensino Médio de 15 a 18 anos, temos uma oferta restrita. Nós garantimos que os índices de escolaridade média podem chegar a 11 anos de permanência na escola".

Saúde

"A resolutividade é o princípio da gestão. O posto de saúde tem que oferecer três condições: médico, exames e receitas. Se nós desenvolvermos e capacitarmos as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs) para isso vamos reduzir a procura nos hospitais. Através da qualificação dos PSFs e o fortalecimento dos hospitais regionais com uma maior distribuição de recursos, podemos resolver grande parte dos problemas da saúde".

Gestão

"Não há como aumentar os impostos, não há espaço para isso. O modelo de gestão que nós montamos em Porto Alegre integrando as secretarias com metas dois anos depois foi implantado no Estado. Sobre a questão da gestão, do controle e do equilíbrio da despesa com a receita eu não posso fazer promessas, eu preciso apresentar fatos. O fato é que o nosso modelo de gestão serviu de exemplo e ganhou sete prêmios. A eficiência na gestão significa não desperdiçar dinheiro, controlar os recursos e colocá-los a disposição da população".

Desenvolvimento regional e estadual

"Nenhuma obra que foi iniciada será interrompida, ela será concluída. Aquelas que não foram iniciadas serão feitas. Precisamos entender que o desenvolvimento e as conquistas de uma região virão através de uma agenda de prioridades elaboradas na região. É preciso trabalhar a partir da regionalização do orçamento e uma estratégia de desenvolvimento das regiões para torná-las mais competitivas. Vamos tornar isso efetivo. A sustentabilidade financeira é um dever de casa ainda não feito para atender às necessidades do Estado que nós vamos fazer".

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.