clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Carnaval 2011  | 19/02/2011 06h30min

Na folia, reciclar é preciso

Reaproveitamento de materiais e utilização de lixo seco viraram rotina no Carnaval, por questões econômicas e ecológicas

Roberta Schuler  |  roberta.schuler@diariogaucho.com.br

Se há um meio em que a Lei de Lavoisier (Antoine de Lavoisier, francês considerado o criador da química moderna, no Século 18) se aplica perfeitamente é o do Carnaval: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Seja por questões de orçamento, ou para trabalhar pela saúde do planeta, o reaproveitamento de materiais de desfiles anteriores e a utilização de lixo seco são rotina nos barracões. O público muitas vezes nem imagina o que a criatividade dos carnavalescos permite quando o assunto é reciclagem.

– Garimpamos muita coisa para dar um efeito legal. Já usamos pet, bandeja de isopor, tampinha de garrafa – lembra o carnavalesco Sérgio Guerra, há cinco anos na escola União da Vila do IAPI.

Este ano, numa alegoria, a solução para montar a parede de um castelo veio de cerca de 800 embalagens plásticas de peças para computador.

– Isso foi ouro para nós, deu a ideia de tijolinhos – explica.

“Não boto nada fora”

Sérgio conta que há uma equipe que trabalha no período pós-Carnaval para desmontar alegorias e selecionar materiais. Uma parte pode ser doada para escolas menores, e o restante fica guardado.

– Não boto nada fora. Esse resto de tudo já nos salvou – recorda.

No barracão da Praiana, não é diferente. Curió, artista plástico da equipe do carnavalesco Sérgio Ávila, conta que pelo menos 30% do material utilizado no desfile serão reaproveitados. Os violinos que aparecerão na avenida este ano, por exemplo, foram adaptados a partir de violões.

– De tecidos, pouca coisa foi comprada. O que realmente sobra, colocamos no contêiner. Aí, ou os carroceiros levam ou outra escola aproveita. É uma ajuda mútua – observa.

AGENDE-SE!
- Neste domingo, no Sambódromo, acontece o último ensaio técnico do grupo especial, com a participação de quatro escolas. O evento é gratuito e o público poderá ver, a partir das 20h, Embaixadores do Ritmo, Império da Zona Norte, Estado Maior da Restinga e União da Vila do IAPI.
- O Carnaval Comunitário tem mais duas edições neste final de semana. No sábado, será na Rua Enio Aveline da Rocha, na Cohab Cavalhada, a partir das 18h. A programação: Realeza do Amanhã, Imperadores do Samba, Bloco do Loteamento Cristiano Kraemer, Areal do Futuro, União da Tinga, Banda Ala da Trinca e União da Cohab Cavalhada.
- No domingo, o Carnaval Comunitário será no Largo da Feira, na Vila Cruzeiro, com as atrações: Integração dos Anjos, Turucuta Batucada Independente, Banda Ala da Trinca, Mini Escola da Vila do Campinho, Projeto Beija Flor – Amavitron.
- Os ingressos para os desfiles do Grupo Especial serão vendidos segunda e terça-feira, das 8h às 17h, no segundo andar da Usina do Gasômetro. O valor do ingresso é de R$ 10 (para os dias 4, 5 e 12 de março). A entrada no desfile oficial do Grupo A, no dia 6, será gratuita. Serão colocados à venda 8,6 mil ingressos para cada uma das três noites.
- A Muamba Oficial 2011 será realizada nos dias 25 e 26, no Sambódromo do Porto Seco.

DIÁRIO GAÚCHO
Marcelo Oliveira / 

Custos das alegorias acabam reduzidos
Foto:  Marcelo Oliveira


Comente esta matéria
Patrocinado por:
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.