clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
27 de abril de 2024
 

José Fogaça

Número
15

Partido
PMDB

Votos
470.696

Vice
José Alberto Reus Fortunati

Partido
PDT

Coligação
Cidade Melhor - Futuro Melhor (PMDB - PTB - PDT)

José Alberto Fogaça de Medeiros, 61 anos, nasceu em 13 de janeiro de 1947 em Porto Alegre. Casado com Isabela, tem quatro filhos: Gustavo, Carmela, Martim e Francesca. Ao longo de sua trajetória, Fogaça foi deputado estadual, deputado federal e senador pelo Rio Grande do Sul, completando 24 anos de vida parlamentar. Além disso, também tem sua vida marcada pela atividade como poeta e compositor popular.

Clique aqui e confira o audioslide da série "O jeito de viver dos candidatos"


Formado em Direito pela PUC-RS, exerceu a atividade de professor de Direito Constitucional e Língua Portuguesa, comunicador e consultor. Fogaça ingressou na vida pública em 1978, como deputado estadual. Em 1982, foi eleito deputado federal e, em 1986, senador da República.


Na Câmara dos Deputados, Fogaça foi um dos coordenadores da campanha pelas Diretas-Já. Eleito senador constituinte em 1986 e reeleito em 1994, foi relator-adjunto da Assembléia Nacional Constituinte e um dos responsáveis pela elaboração do texto final da atual Constituição. No Senado, apresentou projeto que propôs o Parlamentarismo como sistema de governo e participou de três momentos importantes na ampliação dos direitos sociais do Brasil: a Constituição, o Novo Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Peemedebista desde o surgimento do antigo MDB, foi para o PPS em 2001 por divergências internas. Em 2007, entretanto, Fogaça se desfiliou para retornar ao PMDB. É prefeito de Porto Alegre desde 2005 e está tentando a reeleição.


Site do candidato

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.