Tiro com Arco

HISTÓRIA
O arco e flecha era o companheiro mais fiel dos guerreiros do século XVI e, depois que foi substituído pelas armas de fogo, a sua prática passou a ser principalmente esportiva. A primeira competição organizada de arco e flecha aconteceu em Finsbury, na Inglaterra, em 1583. A criação da Federação Internacional de Tiro com Arco (Fita), em 1931, contribuiu para a divulgação e o desenvolvimento do esporte. Na época, contava apenas com representantes de seis países – Bélgica, França, Polônia, República Checa, Suécia e Suíça. Hoje, a entidade agrega 120 federações nacionais. Atualmente, a competição é chamada de tiro com arco e não mais arco e flecha.

NA OLIMPÍADA
O tiro com arco foi disputado nos Jogos de 1900, 1904, 1908 e 1920. Depois, no entanto, ficou de fora da programação até a Olimpíada de Munique, em 1972. Retornou com provas masculinas e femininas. A competição por equipes estreou nos Jogos de Seul, em 1988. Até hoje o belga Hubert van Innis é recordista em número de medalhas olímpicas: ganhou nove, sendo seis de ouro e três de prata, entre 1900 e 1920..

PÓDIO EM ATLANTA 96
Masculino individual
Ouro – Justin Huish (EUA)
Prata – Magnus Petersson (SUE)
Bronze – Oh Kyo Moon (KOR)

Masculino por equipes
Ouro
– Estados Unidos
Prata – Coréia do Sul
Bronze – Itália

Feminino individual
Ouro – Kim Kyung Wook (KOR)
Prata – He Yung (CHN)
Bronze – Olena Sadovnycha (UCR)

Feminino por equipes
Ouro – Coréia do Sul
Prata – Alemanha
Bronze – Polônia


A COMPETIÇÃO
O tiro com arco olímpico é um esporte no qual o competidor, utilizando um arco, atira a flecha em um alvo com 10 círculos concêntricos. A pontuação, de um a 10, que cada flecha receberá depende do local onde ela cai. A nota 10, a mais alta, equivale ao centro do alvo. Se o competidor errar o alvo, não receberá pontos por essa flecha.

A FLECHA
Flecha – é normalmente fabricada de fibra de carbono ou alumínio. A ponta da flecha é de aço e tem forma de bala. Na parte posterior da ponta, estão três penas sintéticas. A rabeira da flecha é uma peça de plástico e serve para encaixá-la à corda.

O ALVO
O alvo fica suspenso por um cavalete e é envolto em uma almofada. Ele é dividido em 10 círculos concêntricos, que servem de alvo para o arqueiro. O maior círculo é o de número 1, e o menor é o 10. O atleta que acertar mais vezes dentro do alvo 10, ou que mais vezes chegar próximo a ele, marca mais pontos.

O CAMPO

O campo para disputa do tiro com arco é revestido de grama e chamado de campo de tiro. É dividido em raias com tamanho entre 2m50cm e 3m de largura. Uma raia pode ser usada por até dois atletas atirando ao mesmo tempo em competições em um alvo. A linha de tiro é sempre a mesma. O alvo é que é movido de acordo com a distância determinada para o combate.

RECORDE MUNDIAL

Masculino individual Kyo-Moon Oh (KOR), 1.368 pontos, em junho de 1995, na Coréia do Sul Masculino por equipes Coréia do Sul, 4.053 pontos, em agosto de 1995, na Indonésia Feminino individual Chang-Sook Chung (KOR), 1.380 pontos, em outubro de 1999, na Coréia do Sul Feminino por equipes Coréia do Sul, 4.094 pontos, em 1992


SISTEMA DE DISPUTAS
Sessenta e quatro arqueiros masculinos e 64 femininos irão para Sydney este ano competir no tiro com arco olímpico. Primeiramente, será disputado o chamado duplo 70, no qual cada atleta, individualmente, tem duas oportunidades de lançar 36 flechas a uma distância de 70 metros do alvo. O duplo 70 é feito como uma forma de organizar o combate, porque classifica os atletas. O próximo passo é o chamado combate homem a homem. O primeiro colocado no duplo 70 vai enfrentar o 64º colocado. O segundo colocado combate com o 63º, e assim sucessivamente. Nesta nova etapa, a distância será de 70m para homens e mulheres. Cada arqueiro irá atirar três séries de seis flechas (totalizando 18 flechas). Os oito melhores passarão para a final, quando terão quatro séries de três flechas (totalizando 12 flechas). Na competição olímpica por equipes, cada time conta com quatro arqueiros. O sistema de disputa é o mesmo do individual.