VOCÊ SE ACHA

EM PORTO ALEGRE?

Em Porto Alegre, quem procura até acha, mas tem de se esforçar. ZH ouviu especialistas em design e apresenta ideias simples para melhorar a sinalização da cidade.

Fontes

Fabiano de Vargas Scherer   I   Núcleo de Design Gráfico Ambiental da UFRGS

Maurício Furlanetto                I   Publicidade PUCRS e UP Design

Roberto Bastos                        I   Design de sistemas informacionais na ESPM e Sceno

Ideias simples, resultados práticos

Equipe

 

 

Equipe zerohora.com

Design: Leonardo Azevedo  |  leonardo.azevedo@zerohora.com.br

Reportagem: Pedro Moreira  I  pedro.moreira@zerohora.com.br

Imagens: Lauro Alves  I  lauro.alves@zerohora.com.br

 

 

ZH  consultou a EPTC sobre as ideias sugeridas pelos designers no vídeo acima. Confira a resposta do órgão: sobre as sugestões citadas, a EPTC afirma que são bem-vindas e serão analisadas pela equipe técnica da empresa, que implanta toda e qualquer medida

baseada na legislação de trânsito.)

Roupa nova na Copa

A instalação das placas especiais para a Copa do Mundo traça os principais trajetos da cidade rumo aos principais palcos do Mundial na cidade: Beira-Rio, Fan Fest, PUCRS e Jockey Club (estacionamentos oficiais do evento, de onde sairão ônibus especiais até o estádio). Importantes avenidas da Capital como Castelo Branco, Terceira Perimetral, Ipiranga, Farrapos e Campos Velho recebem placas em padrão usado em todas as cidades-sede. Muda ainda a sinalização indicando o aeroporto Salgado Filho, a rodoviária, o Centro Histórico e pontos de táxi e de ônibus. Todas as placas serão retiradas em até 15 dias após o término da competição.

crédito: Thalles Campos / Divulgação PMPA

Projetos

pelo mundo

Enfim, o mobiliário?

 

A prefeitura deve lançar nos próximos dias uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para padronizar o mobiliário urbano da cidade.

Será uma espécie de consulta a empresas interessadas em assumir a instalação e manutenção de itens como paradas de ônibus e placas de identificação de ruas em troca da colocação de publicidade.

 

Ainda não há detalhamento sobre formato de placas ou paradas, por exemplo, mas o prefeito José Fortunati já se manifestou contrário à publicidade em placas de identificação de ruas.

Além de paradas e placas de rua, entre os itens estão relógios digitais (aqueles que também mostram a temperatura), novos totens informativos em estações de ônibus, banheiros públicos, bicicletários, bancos, lixeiras e cabines telefônicas.

 

 

 

A ideia é avaliar como o mercado reage à proposta para depois finalizar e lançar a licitação para o mobiliário.

 

Um dos pontos que impedia o avanço do processo, uma ação judicial da empresa que detinha os direitos de publicidade nas placas de ruas, foi vencido, conforme Arnaldo Guimarães, assessor jurídico do gabinete do prefeito e coordenador do grupo de trabalho que trata do tema na administração municipal.

LEGIBLE LONDON

Uma verdadeira miscelânea de tipos de sinalização para pedestres formava o sistema de informação para turistas e moradores que percorriam a cidade a pé, principalmente na área mais central de Londres. Como era de se esperar, o resultado era a dificuldade de localização para quem precisava cruzar as vias e pontos turísticos da capital inglesa. Mais de mil totens foram instalados nas quadras da área central da cidade, contendo informações sobre os pontos turísticos próximos, com mapa identificando distância e tempo de caminhada até eles.

crédito: Maurício Furlanetto

crédito: Maurício Furlanetto

crédito: reprodução

crédito: reprodução

CAMINHANDO POR NOVA YORK

Também com foco no pedestre, o programa WalkNYC, em Nova York, reuniu um grupo de craques no design de diferentes escritórios e da prefeitura da cidade. São mapas impressos em vinil colados a vidros, espalhados pelas ruas. Neles, há informações sobre distância de pontos turísticos e transporte público. O programa começou a ser implantado em 2013 em regiões como Queens, Brooklyn e Midtown Manhattan. Foram criados desenhos dos pontos turísticos e uma identidade visual exclusiva, que acompanha o conceito da marca do sistema de metrô da cidade.

crédito: New York City Department of Transportation