VOLTAR À REPORTAGEM

Entrevista: Lauro Bacca, biólogo "Ou se trata o esgoto, ou paramos de fazer cocô"

Naturólogo e biólogo, Lauro Bacca é incisivo no tema. Para ele, tratar o esgoto é essencial para garantirmos o futuro do abastecimento de água:

 Qual o principal poluidor dos rios?

Lauro Bacca - Com o cerco da lei ambiental, empresas e agricultores tiveram que se adequar. Por isso posso cravar que hoje o esgoto é o principal causador da poluição nos rios. Ou se trata o esgoto, ou paramos de fazer cocô.

 

A principal reclamação da população é o custo deste tramento.

Bacca - Tratar o esgoto custa caro, mas é um custo muito necessário. E pensando em Blumenau, onde já vem sendo implantado o sistema, eu cobraria de todos os moradores, não apenas de quem já teve o imóvel ligado à rede.

 Porque está todo mundo sendo beneficiado com isso, não apenas quem tem o esgoto tratado.

 

O senhor disse que beberia da torneira em qualquer cidade com tratamento de água, já que as ETAs seguem padrões internacionais. As estações não dariam conta de tratar este esgoto?

Bacca - O esgoto não influencia apenas na qualidade da água que bebemos. Um ribeirão que recebe esgoto, por exemplo, é proliferador de doenças e até mesmo de insetos como o borrachudo. Já está provado que quanto maior a quantidade de espécies de peixes em um rio, melhor é a qualidade da água.