MENU

ESTAÇÃO INTEIRA NO

PÁTIO DE CASA

ESCOLHA SEU DESTINO

TEXTOS | JULIANA RABELLO

Em agosto de 2016, o Ministério do Turismo atualizou o mapa brasileiro de cidades turísticas. Agora são 184 cadastradas e o Estado ganhou mais duas regiões que valem a pena conferir: Caminhos do Alto Vale, no Vale do Itajaí, e Vale das Águas, no Oeste catarinense. Elas se unem a outras 10 regiões já conhecidas e oferecem neste verão opções que incluem de esportes radicais à tranquilidade no campo.

– Quando a gente recebe turistas de fora, eles valorizam muito o que temos no interior. Entre nós, sentimos que existe esse preconceito de que o que é nosso não é bom. Aos poucos, estamos começando a aprender que temos ótimas opções – afirma Clarice Bressiani, vice-presidente da Federação de Convention e Visitors Bureaux de SC.

Se o ano foi de crise, por que não aproveitar a riqueza cultural e natural que o Estado oferece neste verão?  Então escolha seu destino e fique atento às sugestões.

CAMINHOS DA FRONTEIRA

 

 

 

 

A beleza selvagem
dos municípios é um convite
para atividades como trekking,
rapel e pescarias. As tradições dos
imigrantes alemães, italianos e
poloneses se misturam aos
costumes gaúchos, paranaenses e argentinos. Em Guaraciaba está um dos maiores museus rurais do Brasil: o Edvino Hölscher. Em Dionísio Cerqueira a atração é o Marco das Três Fronteiras. Itapiranga é o berço da primeira Oktoberfest de Santa Catarina.

Melhor infraestrutura: São Miguel do Oeste

 

DIONÍSIO CERQUEIRA

Ecoturismo e esportes de aventura como trekking, canoinismo, rapel e tirolesa nas cachoeiras.

Mais informações: datrilha.com.br

 

GUARACIABA

Cinco rios que cortam o município: Peperiguaçu, das Antas, das Flores, Maria Preta e Índio. Pescar e tomar banho são atividades que divertem os turistas que visitam a região. O turismo cultural e religioso complementam a visita.

Mais Informações: turismo.sc.gov.br/cidade/guaraciaba

 

PALMA SOLA

A natureza, com florestas e campos, e repleta de cachoeiras e cascatas, que faz com que o ecoturismo seja a principal atração na região atualmente. A cidade também oferece o turismo religioso pela grande quantidade de igrejas.

Mais Informações: palmasola.sc.gov.br

 

ANCHIETA

A pequena cidade oferece turismo religioso, ecoturismo nas cachoeiras e turismo de aventura. O Rio das Antas que corta a cidade é um ótimo local para pesca e banho.

Mais informações: anchieta.sc.gov.br/turismo

 

SÃO MIGUEL DO OESTE

Turismo religioso em função da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo (uma das maiores de Santa Catarina) e das grutas religiosas, além do Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi e alguns centros de lazer que oferecem arvorismo, tirolesa, escalada, rapel e trekking.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-miguel-do-oeste

 

IPORÃ DO OESTE

Localiza-se ao redor de riachos, mananciais, rios e córregos. O Rio das Antas, o Rio do Macaco Branco e o riacho Mondiá são bons locais para um banho em dias quentes. Para quem visita a cidade, há diversos campings e pesque-pague instalados em meio à natureza.

Mais informações: ipora.sc.gov.br/turismo/

 

SÃO JOÃO DO OESTE

São João do Oeste oferece ecoturismo em parques termais, turismo religioso por grutas e igrejas e locais para pesca.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-joao-do-oeste

 

ITAPIRANGA

Itapiranga oferece turismo cultural em museus, ecoturismo em cachoeiras e corredeiras e passeios de balsas no Rio Uruguai. O Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller tem um acervo com descobertas arqueológicas. Destaque também para a Igreja Matriz São Pedro Canísio.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/itapiranga

VALE DAS ÁGUAS

 

 

 

 

Um dos destaques
é a cachoeira Salto Saudades,
em Quilombo, formada por
várias quedas d’água no Rio
Chapecó. Na região há vários
estabelecimentos com águas termais,
com destaque para Palmitos, Quilombo,
São Carlos e Águas de Chapecó. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades, permite passeios de barco ou banhos. O turismo religioso também está presente na região, com igrejas antigas, como a capela São Cristóvão, em Formosa do Sul, e o Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Caibi. Em Modelo, as igrejas que representam a cultura arquitetônica dos colonizadores alemães e italianos. A Casa da Memória, em São Carlos, preserva a história dos imigrantes com objetos, fotos e utensílios agrícolas das famílias que povoaram a região.

Melhor infraestrutura turística: Palmitos

 

MARAVILHA

As belas paisagens rurais, cachoeiras e museus são as atrações de Maravilha.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/maravilha

 

MONDAÍ

Banhado por três rios: Uruguai, das Antas e Laju, o que faz da pesca e passeios de barco as atrações da cidade. Destacam-se a Ilha da Foz do Rio das Antas, a Ilha da Foz do Rio Taipas, o Arquipélago da Linha Ervas e a Ilha do Pão de Açúcar. Vale também visitar o porto do município.

Mais informações: mondai.sc.gov.br/turismo

 

CAIBI

Apresenta belezas naturais, como o Parque da Água Mineral, a Praça Pedro Antônio Bigaton, mas é mais conhecido pelo turismo religioso com o Santuário de Nossa Senhora da Salete. Um parque termal está sendo construído na cidade.

Mais informações: caibi.sc.gov.br/turismo

 

PALMITOS

Possui fontes de águas termais, trilhas ecológicas, culinária típica, cachoeiras, banhos de rios, cavalgadas, engenhos de cana, vistas panorâmicas do Rio Uruguai, matas nativas. A cidade também é bastante religiosa.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/palmitos/

 

ÁGUAS DE CHAPECÓ

Banhado pelos rios Uruguai e Chapecó, o município é um dos principais destinos turísticos em função de suas estâncias de águas termais com propriedades terapêuticas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/aguas-de-chapeco

 

SÃO CARLOS

O município preserva a cultura germânica na arquitetura de suas edificações, nos ritos religiosos e na gastronomia. O Balneário de Pratas é uma de suas principais atrações turísticas assim como as praias à beira dos rios Chapecó e Uruguai.

Mais informações: saocarlos.sc.gov.br/turismo

 

PLANALTO ALEGRE

 

UNIÃO DO OESTE

Oferece turismo religioso e de aventura. A gruta de Santa Luzia é reconhecida como um dos principais pontos turísticos da cidade.

Mais informações: uniaodooeste.sc.gov.br/turismo

 

FORMOSA DO SUL

Possui a Praça Municipal Tancredo Neves, que dispõe de área arborizada para passeio. Junto à praça, fica localizado o terminal rodoviário, a casa do turista, bem como o centro comercial da cidade. No Recanto das Garças, localizado na SC 159, é possível ver um lago e algumas árvores que servem de “recanto para as garças”.

Mais informações: facebook.com/areadelazerchicomendes

 

SANTIAGO DO SUL

 

QUILOMBO

A cidade fica próxima ao rio Chapecó com quedas d'água onde o turista pode passear e se banhar no calor do verão. O visitante pode optar também por mergulhar nas piscinas e banheiras do Balneário Municipal da Praça Helio Antônio Faresin.

Mais informações: www.quilombo.sc.gov.br

GRANDE OESTE

 

 

 

 

A maioria das cidades
tem menos de 10 mil
habitantes. Chapecó é o
principal centro urbano. Em
Águas de Chapecó, Palmitos,
São Carlos, Quilombo e Caibi você
vai encontrar estâncias de águas termais com ótima infraestrutura, a conhecida Rota das Termas. No Grande Oeste, você encontrará paisagens agrestes e recantos de natureza preservada, indicados para a prática do ecoturismo. Existem trilhas em todos os municípios e boa parte conduz a cascatas e cachoeiras no meio da mata. Há ainda parques com infraestrutura completa, pesque-pagues e outras atrações para a criançada.

Melhor infraestrutura: Chapecó

 

SÃO LOURENÇO DO OESTE

 

ABELARDO LUZ

Abelardo Luz possui um rico mosaico de culturas e etnias. Gaúchos e caboclos, além de paranaenses e paulistas descendentes de italianos e alemães, preservam seus costumes e tradições em vários festejos. Para os visitantes, as principais atrações são o Parque das Quedas e a Igreja Matriz São Sebastião.

Parque das Quedas: 10 quedas d’água, três ilhas e um bosque compõem a bela paisagem do local. Há também trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de aves, piscina com tobogã, churrasqueiras e cabanas para hospedagem. O parque abriga ainda o Santuário Nossa Senhora Aparecida e a Gruta Caracol, que serviu de refúgio para participantes da Revolução Federalista (1893-1895). Diariamente, entre 8h30 e 20h30. Vila Quedas, s/n, Vila Ceres, a 500 m do Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/abelardo-luz

PASSOS MAIA

O Rio Chapecó, o camping Ponte Baixa, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz, toda em madeira _ inclusive o sino _ são pontos interessantes de visitação.

Ponte Horácio Ribas Maciel: Um dos principais pontos para se visitar em Passos Maia, o local remete as origens do município. A Ponte Baixa é um dos acesso as comunidades de Santo Agostinho, Conquista do Horizonte, Amparo e também dá acesso a Palmas no estado vizinho, Paraná. O local tem um camping onde dá para acampar.

Mais informações: passosmaia.sc.gov.br/turismo

 

CHAPECÓ

Chapecó reúne o ritmo de vida agitado de um centro urbano e a tranquilidade do campo. A cidade oferece turismo de aventura e ecoturismo. O turismo rural também tem espaço, assim como a
culinária típica e os traços culturais, como a Rota Italiana, museus espalhados pelo interior e caminhadas no Vale do Uruguai. O turismo religioso também é destaque na região com visitas a Catedral Santo Antônio, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Capela São Carlos. Descubra também a Trilha dos Mistérios do Rosário.

Monumento O Desbravador/Memorial Paulo de Siqueira: a obra é o cartão de visitas de Chapecó. A estátua de 14 m de altura, em homenagem ao colonizador, foi criada pelo artista plástico Paulo de Siqueira, que também produziu as pinturas e esculturas que fazem parte do Memorial, na base do monumento.

Informações: turismo.sc.gov.br/cidade/chapeco

VALE DO CONTESTADO

 

 

 

 

A região tem grande valor
histórico devido à Guerra do
Contestado, no início do
século 20. Há ainda cachoeiras,
vales e planaltos de vegetação
preservada, onde o ecoturismo é
uma opção. A herança das colonizações austríaca (Treze Tílias), japonesa (Frei Rogério), italiana e alemã completam a paisagem. Há águas termais em Piratuba, Ouro, Campos Novos e Itá. Em Rio das Antas, há diversos templos. Já Joaçaba destaca-se pela devoção a Frei Bruno. Em outros municípios, a memória do monge José Maria, que liderou os sertanejos na Guerra do Contestado, está presente em monumentos. Há ainda degustações de vinho em Videira e Tangará e uma caminhada pelos pomares de Fraiburgo.

Melhor infraestrutura: Piratuba

 

VARGEÃO

Hábitos e costumes dos pioneiros podem ser apreciados em locais como o Museu do Imigrante e o Museu Cônego Willibaldo Grunvald.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/vargeao

 

ITÁ

As belezas naturais, a cultura local, a culinária típica e a rede hoteleira fazem da cidade uma opção ótima para os turistas. Mergulhar na águas termais, ecoturismo, passeios de aventura, museus e um roteiro pela zona rural da cidade são uma das opções disponíveis.

Mais informações: ita.sc.gov.br/turismo

 

SEARA

Museus, reservas indígenas, esportes de aventura em cavernas e ecoturismo são as opções da cidade.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/seara

 

IPUMIRIM

Ipumirim deriva-se da língua tupi-guarani, nome este dado por existir um riacho nas imediações de perímetro urbano da cidade. Para o lazer, existem açudes para pesca e campings localizados em áreas verdes.

Mais informações: ipumirim.sc.gov.br/turismo

 

LINDÓIA DO SUL

A região tem potencial turístico, com cascatas, quedas d'água e cavernas ainda inexploradas. A cidade oferece turismo rural na Estância São Francisco, que produz sêmen de gado nelore.

Mais informações: lindoiadosul.sc.gov.br/turismo

 

IRANI

Os vales, riachos e cachoeiras foram cenários do primeiro combate da Guerra do Contestado. O visitante pode aproveitar os espaços culturais para conhecer melhor a história da cidade e do conflito. O turismo rural é outra boa opção na região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/irani

 

CONCÓRDIA

O turismo religioso é destaque no município. Quem preferir optar pelo turismo rural vai conhecer propriedades encantadoras, que oferecem café colonial, passeios de barco, pescarias e muito outras atividades.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/concordia

 

ALTO BELA VISTA

Possui atrativos naturais, como a sequência de três quedas d'água no Rio Velho Vicente. Outro passeio é a travessia pela ponte rodo ferroviária sobre o lago do Rio Uruguai.

Mais informações: altobelavista.sc.gov.br/turismo

 

PERITIBA

O turismo religioso é destaque na região.

Mais informações: peritiba.sc.gov.br/turismo/

 

PIRATUBA

O Parque Termas de Piratuba é a principal atração da cidade. Outros destaques são a maria-fumaça, a Usina Hidrelétrica Machadinho e a Cascata do Monge, a 4 km do Centro.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/piratuba

 

IPIRA

No verão a indicação é o local conhecido como Cascata da Usina, área de lazer onde já funcionou uma usina. Ali, uma pequena trilha leva ao arroio Capelinha, pedregoso e raso, e a duas quedas d'água onde existe também uma caverna.

Mais informações: ipira.sc.gov.br/turismo/

 

PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

A cidade foi fundada pelos colonizadores Pedro e André Sampietro. Uma estátua dos dois irmãos foi construída no centro da cidade em homenagem a eles.

Mais informações: castellobranco.sc.gov.br/turismo

 

OURO

Turismo religioso é a principal atração da cidade. Um de seus locais mais visitados é a igreja do distrito de Santa Lúcia, que conserva o mausoléu de Frei Crispim, religioso que morou ali por volta de 1960. Outro ponto muito procurado é a Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio.

Mais informações: ouro.sc.gov.br/turismo

 

JOAÇABA

O Teatro Alfredo Sigwalt, em forma de piano, é uma de suas atrações. O turismo religioso também é destaque, com o monumento ao Frei Bruno e a bela Catedral Santa Terezinha. A cidade tem fama de promover um dos melhores carnavais do Sul do país.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/joacaba

 

ÁGUA DOCE

O enoturismo é a principal atração da cidade, mas para quem gosta de acampar tem a opção de ficar na Fazenda Nossa Senhora de Belém rodeada de riachos. O turismo religiosa também é forte na região.

Mais informações: www.aguadoce.sc.gov.br

 

TREZE TÍLIAS

Os imigrantes da região do Tirol fizeram de Treze Tílias um verdadeiro pedacinho da Áustria. Hoje, além da paisagem, tudo na cidade lembra o país.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/treze-tilias

 

TANGARÁ

A cidade é a principal produtora catarinense de uvas e possui várias vinícolas artesanais, propriedades rurais abertas à visitação, pousadas e restaurantes que servem a deliciosa culinária dos imigrantes italianos.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/tangara

 

VIDEIRA

O Enoturismo é a principal atração da cidade. A herança cultural também está presente na gastronomia e nas festas típicas. Videira possui ainda inúmeros atrativos naturais, como rios, cascatas e fontes de águas termais.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/videira

 

FRAIBURGO

A memória da Guerra do Contestado encontra-se preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa, além de parques de aventuras, áreas de preservação, grutas e santuários religiosos.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/fraiburgo

 

ZORTÉA

Chamam a atenção dos visitantes as quedas d'água nos rios Agudo e Taimbé.

Mais informações: zortea.sc.gov.br

 

CELSO RAMOS

As terras localizadas entre o Rio Pelotas e o Rio Canoas, de terreno acidentado, conferem à região uma paisagem bastante especial, propícia a caminhadas ecológicas.

Mais informações: celsoramos.sc.gov.br

 

CAMPOS NOVOS

A cidade oferece uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica. A Usina Hidrelétrica Campos Novos é boa para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/campos-novos

 

CALMON

Calmon se destaca pelo potencial histórico-cultural, natural e hídrico.

Mais informações: calmon.sc.gov.br

 

MATOS COSTA

A cidade oferece turismo cultural na Estação de Matos Costa inaugurada em 1950 e ecoturismo com trilhas que dão em cachoeiras.

Mais informações: matoscosta.sc.gov.br

 

PORTO UNIÃO

O município de Porto União possui mais de 100 cachoeiras, o que faz dele um ótimo destino de ecoturismo. O Parque Monge João Maria é outra atração.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/p-uniao

 

IRINEÓPOLIS

Museus da cidade guardam materiais da época da Guerra do Contestado e para quem gosta de pescaria tem boas opções de pesque-pague.

Mais informações: irineopolis.sc.gov.br

 

FREI ROGÉRIO

A cidade é conhecida como a mais autêntica colônia japonesa do Sul do país. Vale a pena visitar e contemplar a beleza das cerejeiras trazidas do Japão para o Parque Sakura Matsuri. Outro destaque do município é o Parque Sino da Paz.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/freirogerio

 

TRÊS BARRAS

Os visitantes podem descobrir mais sobre a Guerra do Contestado já que Três Barras também foi palco do conflito, no Museu Histórico Municipal. Outro pontos de visitação é a Gruta Santa Emídia, que recebeu o nome da benzedeira que ali recebia seus devotos.

Mais informações: tresbarras.sc.gov.br

 

CANOINHAS

O Museu Histórico Orty Machado possui um bom acervo sobre o conflito e merece ser visitado. Outro museu que se destaca é o da Erva-Mate, cujo cultivo impulsionou o desenvolvimento econômico da região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/canoinhas

 

PAPANDUVA

A cidade é um ótimo destino de ecoturismo. Há inúmeras cachoeiras, cavernas, sítios paleontológicos e florestas preservadas. As trilhas e estradinhas de terra são frequentemente procuradas por jipeiros e motociclistas adeptos dos circuitos off-road.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/papanduva

 

ITAIÓPOLIS

Bom destino para os adeptos do ecoturismo e do turismo rural, Itaiópolis possui o clima tranquilo de uma cidade do interior. Trekking, tirolesa e exploração de cavernas são algumas das atrações da região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/itaiopolis

 

MAFRA

A região abriga propriedades em áreas cercadas de floresta nativa, cachoeiras e campos perfeitos para cavalgadas. O turista vai encontrar ainda ótima culinária típica alemã, polonesa, ucraniana, italiana e bucovina (Baviera).

Mais informações: turismo.sc.gov.br/mafra

SERRA CATARINENSE

 

 

 

Sede dos primeiros
hotéis-fazenda do país, a
Serra está localizada a apenas
duas horas de carro do litoral.
A viagem é uma atração à parte,
tal a beleza das paisagens formadas
por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions. São 17 municípios, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que levam a alguns dos pontos mais altos do país. A Serra é indicada para a prática do trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e pesca esportiva da truta. Recentemente, vinícolas têm atraído turistas pela qualidade de vinhos e espumantes produzidos.

Melhor infraestrutura: Lages

 

SÃO JOSÉ DO CERRITO

O ecoturismo destaca-se na região pela presença de rios ao redor da cidade, o turismo religioso também tem seu lugar. Os turistas podem visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida onde a imagem da santa foi talhada na rocha.

Mais informações: cerrito.sc.gov.br

 

CAMPO BELO DO SUL

Cidade conhecida pelo cultivo do Kiwi, fruta neozelandesa que se adaptou aos 950 metros acima do nível do mar. O turismo religioso e o enoturismo também fazem parte da agenda de quem visita a região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/campo-belo-do-sul

 

CORREIA PINTO

As paisagens serranas e cascatas são o grande atrativo desse município. O turismo de aventura também é atração na região com trekking, canyoning, rapel, cascading e tirolesa.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/correia-pinto

 

LAGES

O turismo rural é a atração principal da cidade mais populosa da Serra Catarinense. Em época de calor, a opção é se hospedar em um hotel-fazenda e aproveitar a natureza em passeios a cavalo e na pescaria. Os teatros, museus e as igrejas também fazem parte do turismo de Lages.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/lages  

 

PAINEL

A cidade de Painel se destaca na psicultura principalmente na criação de truta. A beleza da região também é retratada por diversos pintores que passam pela cidade.

Mais informações: www.painel.sc.gov.br/turismo

 

BOCAINA DO SUL

As paisagens serranas e tradições culturais herdadas dos imigrantes alemães e dos tropeiros são as principais atrações da cidade.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/bocaina-do-sul

 

RIO RUFINO

As belas paisagens naturais e o artesanato de vime são os principais atrativos. Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais: Pedrinha da Cruz  - Formação rochosa escultural. Morro da Cruz, localidade de Lagoa Preta.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-rufino

 

URUPEMA

O turismo rural é a grande atração. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias (a truta é abundante na região). As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/urupema

 

SÃO JOAQUIM

A cidade é rota do enoturismo com 10 vinícolas que podem ser visitadas. Há também hotéis-fazendas e pousadas rurais para conhecer a rotina da vida no campo.  O turismo de aventura também faz parte da região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-joaquim

 

BOM JARDIM DA SERRA

As belezas naturais impressionam, com rios, cachoeiras e vertiginosos cânions. É onde fica a mais famosa e bela rodovia catarinense: a Serra do Rio do Rastro.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/bom-jardim-da-serra

 

BOM RETIRO

As paisagens costumam encantar os turistas que se hospedam nos hotéis-fazenda ou pousadas da região. Entre suas atrações, destacam-se as grutas, cachoeiras, museus e o Morro da Cruz.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/bomretiro

 

URUBICI

A cidade é uma das mais turísticas da região. Dispõe de várias opções como rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, cavalgadas por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. A região oferece boas opções de hospedagem, de hotéis-fazenda a charmosas pousadas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/urubici

 

CAMINHOS DO ALTO VALE

 

 

 

Nas planícies e planaltos
do Vale do Itajaí, 28 pequenos
municípios reúnem natureza,
tradição dos colonizadores e
paisagens belíssimas entre montanhas
cortadas por riachos. O Alto Vale é o
destino perfeito para quem procura
a tranquilidade da vida no campo. O Cicloturismo Vale Oeste passa pelas cidades de Taió, Mirim Doce, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete. O Caminhos da Fé reúne a riqueza das paróquias, igrejas católicas e luteranas, grutas e monumentos em Rio do Sul, Salete, Pouso Redondo, Ibirama, Ituporanga e Agrolândia. Há ainda museus sobre a imigração por toda a região, além das rotas de cachoeiras e das raízes dos colonizadores alemães e italianos em Presidente Getúlio. Em Ibirama, os destaques ficam por conta da natureza (cânions, cachoeiras, riachos e Mata Atlântica preservada) e dos esportes de aventura, como rafting, rapel, trekking e tirolesa.

Melhor infraestrutura: Rio do Sul

 

MIRIM DOCE

O ecoturismo prevalece na pequena cidade. A região dispõe de cascatas e cachoeiras onde é permitido a prática do rapel.

Mais informações: mirimdoce.atende.net

 

SALETE

O turismo religioso e o ecoturismo são atrações na cidade. Trilhas ecológicas completam os atrativos deste município, onde a fé e a religião são o grande produto turístico.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/salete

 

TAIÓ

Rodeada por cachoeiras, saltos e fendas, o ecoturismo é a principal atração da região.

Mais informações: taio.sc.gov.br/turismo

 

SANTA TEREZINHA

Além das belezas encontradas no simples observar da paisagem de uma cidade típica do interior, com paisagem entre morros, colinas, rios e riachos, Santa Terezinha destaca-se pelas belas cachoeiras.

Mais informações: santaterezinha.sc.gov.br/turismo

 

VITOR MEIRELES

Um dos maiores atrativos do município é a Cachoeira do Forno, onde se pode praticar rapel. Muitos turistas aproveitam a geografia do município para fazer trilhas de moto ou corridas com jipes-gaiola.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/vitor-meireles

 

JOSÉ BOITEUX

A cidade é rodeada de aldeias indígenas. Elas estão abertas para visitação e é uma ótima oportunidade para vivenciar um pouco da rotina dos índios Xokleng, os primeiros a habitar o sul do país.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/jose-boiteux

 

DONA EMMA

Tem diversos locais com cachoeiras e quedas d'agua.

Mais informações: donaemma.sc.gov.br/turismo

 

PRESIDENTE GETÚLIO

Presidente Getúlio possui mais de 70 cachoeiras espalhadas por todo o município. A região é bastante procurada pelos praticantes de rapel, cascading, trekking e voo livre.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/presidente-getulio

 

RIO DO OESTE

 

LAURENTINO

A arquitetura moderna da cidade é predominante. Contudo, é possível encontrar em um passeio pelas diversas comunidades traços da arquitetura europeia. O turismo religioso é atraçao da região também.

Mais informações: laurentino.sc.gov.br/turismo

 

RIO DO SUL

O legado de seus colonizadores disputa, junto com as belezas naturais da região, a atenção dos turistas que visitam o município. Possui paredões de cachoeiras, rios e montanhas que servem de cenário para o voo livre e canyoning.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-do-sul

 

LONTRAS

A cidade oferece ecoturismo pelas cachoeiras e cânions da região, além de museus e casas que disponibilizam objetos históricos sobre Lontras.

Mais informações: lontras.sc.gov.br/turismo

 

IBIRAMA

A cidade possui inúmeros rios, cachoeiras, piscinas naturais, grutas e montanhas. Os esportes mais praticados são o trekking, rafting, rapel e cascading. A maior tirolesa do Brasil fica em Ibirama com uma descida de 1.500 metros.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/ibirama

 

AGRONÔMICA

O turismo, especialmente o rural, e as cachoeiras e parques tradicionalistas são as principais atrações da região.

Mais informações: agronomica.sc.gov.br/turismo

 

TROMBUDO CENTRAL

O turismo religioso e a arquitetura prevalecem na região.

Mais informações: trombudocentral.sc.gov.br/turismo

 

BRAÇO DO TROMBUDO

O turismo de aventura e o ecoturismo prevalecem na região.

Mais informações: bracodotrombudo.sc.gov.br

 

AGROLÂNDIA

Em Agrolândia, pode-se curtir a natureza aproveitando a estrutura oferecida por sítios, parques aquáticos e pesque-pagues. As atrações incluem pesca da truta, jogos típicos, trilhas, visitas a cachoeiras e grutas religiosas, além de refeições coloniais e venda de produtos caseiros.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/agrolandia

 

ATALANTA

É na cidade que localiza-se um dos maiores viveiros de mudas nativas do Brasil, o Viveiro Jardim das Florestas da Apremavi, com capacidade para produzir 1 milhão de mudas por ano.

Mais informações: atalanta.sc.gov.br/turismo

 

AURORA

Fica às margens do rio Itajaí do Sul e o turismo rural prevalece na região.

Mais informações: aurora.atende.net

 

PRESIDENTE NEREU

O Turismo Rural e o agroturismo prevalecem na região. Os sítios na região oferecem passeios em trilhas que levam a cachoeiras, refeições.

Mais informações: presidentenereu.sc.gov.br/turismo

 

VIDAL RAMOS

As comunidades do interior apresentam arquitetura típica, costumes e atividades agrícolas, produção de mel, doces e geléias.

Mais informações: prefeituravidalramos.com.br/turismo

 

CHAPADÃO DO LAGEADO

Detentor de forte potencial turístico, Chapadão do Lageado tem lindas cachoeiras, vales, montanhas, clima agradável e geografia ideal para a prática de esportes radicais.

Mais informações: chapadaodolageado.sc.gov.br/turismo

VALE EUROPEU

 

 

 

A herança cultural dos
colonizadores alemães,
italianos, austríacos, poloneses
e portugueses é a grande marca.
Famosa por sediar a maior festa alemã
das Américas, a Oktoberfest de
Blumenau, o Vale Europeu tem
arquitetura típica, culinária, roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense e celebrações religiosas que ocorrem em vários municípios, além do ecoturismo e o turismo rural.

Melhor infraestrutura: Blumenau

 

RIO DOS CEDROS

Rio dos Cedros faz parte do roteiro de cicloturismo (bike) e chama a atenção pelo majestoso cenário formado por montanhas, rios, lagos e quedas-d’água de até 30 m de altura. A natureza favorece o ecoturismo, com destaque para o rapel e o voo livre.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-dos-cedros

 

DOUTOR PEDRINHO

O ecoturismo é o grande atrativo. A região tem cachoeiras, corredeiras, morros e cânions propícios para a prática de esportes como rapel, trekking e canyoning. Quem gosta de pedalar pode conhecer todas as belezas naturais da região sobre duas rodas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/doutor-pedrinho

 

BENEDITO NOVO

Com cachoeiras que despencam de até 100 m de altura, Benedito Novo é um ótimo destino de ecoturismo do Vale Europeu. O município preserva suas heranças coloniais na arquitetura enxaimel e nos jardins bem cuidados. A natureza é o cenário perfeito para cavalgadas, pescarias e trilhas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/benedito-novo

 

POMERODE

Pomerode conserva a arquitetura e o estilo polonês nas construções. A gastronomia também é um ponto alto na cidade com destaque para o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), pães, cucas, bolachas e tortas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/pomerode

 

TIMBÓ

Passeios em parques, visitas a museus, gastronomia típica, festas tradicionais e esportes de aventura em meio à natureza são as atrações da cidade. Com vegetação exuberante em região montanhosa, é bom para prática do voo livre e ponto de partida do circuito de cicloturismo.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/timbo

 

RODEIO

As principais atrações de Rodeio ficam na região central, como o Museu de Usos e Costumes da Gente Trentina, vinícolas e a Cascata O Salto – queda-d’água com 80 m de altura. A paisagem rural, entrecortada por regatos, cascatas, vales e morros, favorece a prática do ecoturismo.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rodeio

 

ASCURRA

O ecoturismo prevalece na região  com cachoeiras, montanhas e cânions. Para quem gosta de voar, a Pedra da Leoa é um ótimo local para se aventurar. Para os apreciadores de vinhos, há também vinícolas no local.

Mais informações: ascurra.sc.gov.br/turismo

 

APIÚNA

A natureza é o grande atrativo de Apiúna. O município é banhado pelo Rio Itajaí-Açu, considerado um dos melhores de todo o Brasil para a prática do rafting. Outros esportes de aventura e atividades de ecoturismo são praticados na região: canyoning, rapel, trekking e mountain bike.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/apiuna

 

BLUMENAU

Com uma ótima infraestrutura de hotéis, comércios e serviços para os turistas. As construções em estilo colonial e jardins floridos podem ser admirados em passeios pela região central ou nas encantadoras comunidades do município.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/blumenau

 

GASPAR

As duas principais atrações de Gaspar são nas áreas rurais: Rota das Águas, pelos bairros Belchior, Arraial e Cananéia, com forte influência da cultura germânica, e Vila d’Itália, na localidade de Gasparinho.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/gaspar

 

BRUSQUE

A religião, a arquitetura, a gastronomia e as festividades reúnem as influências dos imigrantes italianos e, principalmente, dos alemães.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/brusque

 

GUABIRUBA

Possui diversidade cultural com grupos de dança e festas típicas, mas o ecoturismo e o esporte de aventura também são os escolhidos pelos visitantes, além do turismo religioso.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/guabiruba

 

BOTUVERÁ

É lá que está a maior caverna do Sul do país, considerada uma das mais belas da América Latina. O esmerado trabalho da natureza também pode ser apreciado nas paisagens rurais do município, recortado por montanhas, vales e cachoeiras.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/botuvera

 

NOVA TRENTO

É o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros. A cidade possui mais de 30 capelas e oratórios, incluindo o Santuário.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/novatrento

 

SÃO JOÃO BATISTA

A cidade é conhecida pelo turismo de compras por ser pólo na produção de calçados. Em janeiro e fevereiro, a cidade realiza a Feira do Calçado Catarinense. Mas a natureza que a cerca dá opções para quem gosta de ecoturismo.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-joao-batista

 

CANELINHA

O artesanato de cerâmicas e a prática de esportes de aventura fazem da cidade um atrativo para os turistas.

Mais informações: canelinha.sc.gov.br/turismo

COSTA  VERDE E MAR

 

 

 

O verde-esmeralda
predomina no mar de
Porto Belo e Bombinhas, onde
ficam os melhores pontos de
mergulho de SC. O principal destino
dessa região é a movimentada
Balneário Camboriú, com ótima
infraestrutura, praias, parques, restaurantes internacionais e casas noturnas. Em Itajaí, os destaques são os eventos náuticos e a herança portuguesa e alemã. Há ainda o Beto Carrero World, em Penha, e os alambiques de cachaça, em Luis Alves. Já o Balneário Piçarras oferece natureza preservada e vida noturna bastante animada. O Circuito Costa Verde e Mar, de ciclocturismo, passa por trechos belíssimos no litoral e no interior. E há também ótimas opções para os praticantes de surfe, windsurfe, voos de ultraleve e trekking.

Melhor infraestrutura: Balneário Camboriú e Bombinhas

 

LUIZ ALVES

É conhecido como a “Capital Nacional da Cachaça” devido ao grande volume de produção artesanal. Também é conhecido como o Paraíso Verde do Vale, devido à grande área verde de mata atlântica existente.

 Mais informações: luisalves.sc.gov.br/turismo

 

ILHOTA

O Festival de Terno de Reis que ocorre em dezembro e janeiro faz parte do calendário das festas religiosas e populares da cidade e as estradas interioranas com suas belas paisagens fazem parte do Roteiro Costa Verde e Mar de Cicloturismo.

Mais informações: ilhota.sc.gov.br/turismo

 

BALNEÁRIO PIÇARRAS

Os 7km de orla são propícios para passeios de bicicleta e caminhadas. As praias dividem-se entre um mar calmo e outras boas para a prática de esportes.

Mais informações: turismo.picarras.sc.gov.br

 

PENHA

Com 19 praias - uma beleza natural inigualável – faz par com o Parque Temático Beto Carrero World (o maior da América Latina) para desenvolver o turismo.

Mais informações: penha.sc.gov.br/turismo

 

ITAJAÍ

Itajaí conta com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio, Parque Natural da Atalaia, Molhe, entre outros. Tem esportes de aventura para todos os gostos: caminhadas, surfe, cicloturismo, voo ao ar livre, trilhas, rapel.

Mais informações: visiteitajai.com.br

 

NAVEGANTES

Privilegiada pela natureza, Navegantes tem 11km de orla marítima com dunas cobertas por vegetação nativa preservada em quase toda a extensão. A larga faixa de areia é um espaço privilegiado para esportes como futebol e vôlei de praia.

Mais informações: navegantes.sc.gov.br

 

CAMBORIÚ

Camboriú é uma cidade que favorece a qualidade de vida por meio de sua natureza conjugada com boa infraestrutura.

Mais informações: secturbc.com.br/turismo

 

ITAPEMA

Praias, cachoeiras, morros e uma completa estrutura de restaurantes e bares integram o cenário, com diversas atrações e opções de lazer. Itapema preserva a cultura portuguesa dos seus antepassados, como a pesca artesanal, o boi de mão e gastronomia típica.

Mais informações: itapema.sc.gov.br

 

PORTO BELO

As belas praias servem de porto para navios de cruzeiros e transatlânticos e ficam cheias de turistas na alta temporada. A vida noturna também bastante agitada na cidade.

Mais informações: portobelo.sc.gov.br/turismo

 

BOMBINHAS

Com 8 praias paradisíacas, Bombinhas faz parte do rol de lugares muito frequentados em alta temporada. Local propício para passar virada de ano, a cidade também oferece esporte de aventura e ecoturismo.

Mais informações: turismo.bombinhas.sc.gov.br

 

TIJUCAS

Localizada em uma bela planície do litoral, as margens do Rio de mesmo nome. O réveillon popular de Tijucas é outro marco cultural da cidade.

Mais informações: guiadoturismobrasil.com

CAMINHO DOS CÂNYONS

 

 

 

Os cânions do Parque
Nacional Aparados da Serra
marcam o limite entre SC e RS.
Em Praia Grande, Jacinto Machado,
Timbé do Sul e Morro Grande estão os
principais. Às margens da BR-101, no
litoral, Araranguá tem boa
infraestrutura hoteleira e de serviços e abriga o Morro dos Conventos. Sombrio tem a maior lagoa de água doce do Estado, a Lagoa do Sombrio, e os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres estão repletos de dunas, lagoas, furnas e praias de faixa de areia longas.

Melhor infraestrutura: Araranguá

 

TIMBÉ DO SUL

O ecoturismo é o maior atrativo. Durante todo o ano os  aventureiros têm oportunidade de desbravar e praticar esportes radicais em recantos de rara beleza, como o Cânion do Amola Faca, a Cachoeira da Cortina, o Poço do Caixão e o Rio do Salto.

Mais informações: timbedosul.sc.gov.br/turismo

 

MORRO GRANDE

Possui estrutura turística modesta e belezas naturais que justificam plenamente uma visita. Contam com locais apropriados para a prática do trekking, curiosidades arqueológicas e cachoeiras.

Mais informações: morrogrande.sc.gov.br/turismo

 

TURVO

Turvo oferece algumas alternativas turísticas, como o Museu Antônio Bez Batti e o CTG Vale da Amizade.

Mais informações: turvo.sc.gov.br/turismo

 

MELEIRO

A cidade recebeu este nome devido à grande quantidade de mel de abelha na região. A sua gastronomia típica, como a polenta com galinha, o macarrão e o pão caseiro também é famosa na região.

Mais informações: meleiro.sc.gov.br/turismo

 

MARACAJÁ

O turismo de compras nas lojas das fábricas dispostas na BR-101 e o Parque Ecológico são os principais atrativos turísticos de Maracajá.

Mais informações: maracaja.sc.gov.br/turismo

 

ARARANGUÁ

Ecoturismo e compras são os dois principais atrativos de Araranguá. No litoral, o destaque são as praias, lagoas, dunas, restingas, furnas e a foz do Rio Araranguá. Em vários locais, há condições perfeitas para a prática de voo livre, sandboard e atividades off-road.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/ararangua

 

ERMO

A cidade possui atrativos naturais, morros com vista panorâmica da Serra Geral, pôr do sol indiscutível, e belas quadras de arroz irrigado, que deixa o horizonte mais rico e espetacular. É banhado pelo Rio Itoupava, com trilhas e locais para pescaria.

Mais informações: ermo.sc.gov.br/turismo

 

JACINTO MACHADO

O ecoturismo prevalece na região e é o principal acesso para o Cânion Fortaleza, um dos maiores do Brasil. As trilhas centenárias utilizadas pelos tropeiros com cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e vegetação exuberante são uma ótima pedida no verão.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/jacinto-machado

 

BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA

Conhecido por suas belas praias e pela realização de grandes eventos, em especial a Arrancada de Caminhões realizada na temporada de verão. A cidade se destaca também pela realização do Reveillon e do Carnarroio – Carnaval de rua.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-arroio-do-silva

 

BALNEÁRIO GAIVOTA

Com praias interligadas, dunas, lagoas, restingas e remanescentes de Mata Atlântica, Balneário Gaivota é um destino muito procurado no verão. Os esportes como surfe, pesca e motonáutica são praticados em toda a orla de cerca de 23 km.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-gaivota

 

PASSO DE TORRES

A cidade é um balneário bastante procurado por surfistas. As praias dos Molhes, Rosa do Mar e Bella Torres são as mais famosas. Outras atrações são os passeios de barco para a Ilha dos Lobos, unidade de conservação ambiental de lobos e leões-marinhos e o Morro dos Macacos.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/passo-de-torres

 

SOMBRIO

As atrações naturais e o turismo de compras são os principais destaques. A cidade possui indústrias calçadista, cerâmica, moveleira e alimentícia, além de artesanato de qualidade.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sombrio

 

SANTA ROSA DO SUL

Santa Rosa do Sul tem algumas boas alternativas para o ecoturismo, com destaque para o Parque Municipal Cachoeira de Peroba e os passeios ecológicos organizados pela Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.

Mais informações: santarosadosul.sc.gov.br

 

PRAIA GRANDE

A cidade fica nas baixadas dos canyons protegidos pelos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, com cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e imensos penhascos de até 1.000 m de altura. Tem uma boa estrutura turística, com hotéis, pousadas e operadoras de ecoturismo.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/praia-grande

 

SÃO JOÃO DO SUL

Rodeada de balneários, a cidade oferece a prática de esportes aquáticos, passeios de barco e campings.

Mais informações: saojoaodosul.sc.gov.br/turismo

CAMINHO DOS PRÍNCIPES

 

 

 

Joinville tem o legado
germânico. São Francisco
do Sul, cidade mais antiga de SC,
a herança portuguesa no casario
colonial, além de abrigar o Museu
Nacional do Mar, único no Brasil. A rota
é ideal para quem gosta de ecoturismo
e esportes de aventura, como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boiacross, praticados em Corupá, Schroeder, Jaraguá do Sul e Papanduva. Na Baía de Babitonga, especialmente em Garuva, a atração é a pesca do robalo. Já em Papanduva, vale explorar cavernas e grutas. Em Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre, Itaiópolis e São Bento do Sul reinam os costumes dos colonizadores alemães, poloneses e ucranianos. Mafra abriga o museu sobre a vida há mais de 300 milhões de anos. Já Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá garantem o banho do mar.

Melhor infraestrutura: Joinville e São Francisco do Sul

 

RIO NEGRINHO

A cidade é um excelente destino para adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura como trekking, rapel, pesca e off-road. O turismo rural, de compras e de negócios também são boas opções.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-negrinho

 

SÃO BENTO DO SUL

Região rica em belezas naturais, também se destaca como destino ecoturístico. A Estrada Dona Francisca é uma atração que merece ser visitada.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/sbentosul

 

CAMPO ALEGRE

A natureza preservada é o grande atrativo deste município rural do Caminho dos Príncipes. Com altitude média de 850 m, a região possui o clima típico da serra e paisagens belíssimas que mesclam montanhas, campos cobertos de araucárias e cachoeiras.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/campo

 

GARUVA

A pesca do robalo fez de Garuva um destino turístico conhecido nacional e internacionalmente pelos amantes da atividade. A cidade, localizada na base da Serra do Mar, é cortada por dezenas de rios e possui pousadas especializadas em hospedar os pescadores.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/garuva

 

CORUPÁ

A cidade está localizada num vale cercado de Mata Atlântica e inúmeras quedas-d’água. São mais de 60 cachoeiras espalhadas pela região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/corupa

 

SCHROEDER

A Mata Atlântica preservada é cenário para as mais diferentes modalidades de ecoturismo e esportes de aventura na cidade, com destaque especial para o mountain bike.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/schroeder

 

JARAGUÁ DO SUL

O município é cercado por morros de Mata Atlântica, cachoeiras e picos de grande altitude (até 1.176 m) que favorecem a prática de esportes de aventuras. Além disso, fabrica cervejas artesanais.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/jardosul

 

JOINVILLE

A cidade preserva as origens alemães, suíças e norueguesas na arquitetura, na cultura, na gastronomia típica, se destacando também em atividades ligadas à natureza e à vida rural na Serra Dona Francisca, à Estrada Bonita e às regiões do Piraí e Vale do Quiriri.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/joinville

 

ITAPOÁ

Praias tranquilas, matas, cachoeiras, sambaquis, passeios de escuna, pesca e esportes aquáticos são as principais atrações.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/itapoa

 

SÃO FRANCISCO DO SUL

A cidade respira história em seu conjunto urbanístico e arquitetônico, com mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além do centro histórico, outras atrações merecem ser apreciadas, como as praias, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas, lagoas e florestas de Mata Atlântica.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-francisco-do-sul

 

ARAQUARI

Localizada às margens da Baía de Babitonga, Araquari tem no ecoturismo a sua principal atração. Passeios de caiaque, jet ski e de barco são comuns nos rios que cortam o município. Há ainda pesque-pague, parque aquático e um parque temático com uma réplica de uma nau portuguesa do século XVI.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/araquari

 

BALNEÁRIO BARRA DO SUL

A cidade possui 12 km de praia, um arquipélago com 5 ilhas e 2 lagoas próprias para banho, além de reservas de Mata Atlântica, restingas, manguezais e dunas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-barra-do-sul

 

GUARAMIRIM

A cidade oferece turismo religioso, locais para práticas de canoagem, rafting e pescas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/guaramirim

 

MASSARANDUBA

O turismo rural e as festas típicas são as principais atrações de Massaranduba. As pousadas e propriedades rurais oferecem várias atividades ao ar livre para os visitantes, como cavalgadas, pescarias e trilhas ecológicas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/massaranduba

 

BARRA VELHA

Barra Velha possui grandes riquezas naturais, com 20 km de praias, 6 km de Lagoa, Ilhas e Molhes de Pedras, tornando a cidade um potencial turístico para os amantes da prática de esportes aquáticos.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/barravelha

GRANDE FLORIANÓPOLIS

 

 

 

 
Florianópolis é famosa pelas
belezas naturais (42 praias,
além das lagoas do Peri e da
Conceição) e pela qualidade de vida.
Mas existem outros atrativos nas
redondezas, como as estâncias de
águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú.

Melhor infraestrutura: Florianópolis

 

GOVERNADOR CELSO RAMOS

De núcleo baleeiro a santuário ecológico, Governador Celso Ramos integra atualmente a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O local é um dos melhores para mergulho do país, com espécies raras da fauna e da flora marinhas, incluindo uma centena de golfinhos da espécie tucuxi.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/governador-celso-ramos

 

BIGUAÇU

O acervo arquitetônico da cidade chama atenção por conservar edificações centenárias em estilo colonial. Há ainda atrativos naturais, como o Rio Biguaçu, as paisagens rurais do interior do município e o Balneário de São Miguel.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/biguacu

 

ANTÔNIO CARLOS

Há a opção de ir nos parques aquáticos que funcionam entre outubro e maio e visitar igrejas e grutas religiosas, incluindo a primeira capela construída por imigrantes alemães no estado. Outra dica é apreciar a aguardente de alta qualidade produzida na região e curtir suas belezas naturais.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/acarlos

 

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

São Pedro de Alcântara ainda mantém o clima rural e é conhecido pela fabricação de aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-pedro-de-alcantara

 

ANGELINA

O turismo religioso é destaque na região, segundo definição da Igreja Católica, Angelina é um local privilegiado para obtenção de graças e favores. Tem também paisagens rurais bonitas, especialmente na Serra do Tabuleiro.

Mais infomarções: turismo.sc.gov.br/angelina

 

RANCHO QUEIMADO

A paisagem montanhosa é um convite para passeios ao ar livre. Outro destaque é a gastronomia campeira e a boa oferta de produtos coloniais e agrícolas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rancho-queimado

 

ALFREDO WAGNER

Envolto de muita natureza, é em Alfredo Wagner, na microbacia hidrográfica do rio Caeté, que estão localizadas as nascentes do rio Itajaí. O ecoturismo faz parte da rotina dos visitantes da cidade.

Mais informações: alfredowagner.sc.gov.br/turismo

 

ANITÁPOLIS

A geografia montanhosa da cidade atrai também quem busca aventura, praticando rapel, montanhismo e trekking. Há ainda grutas religiosas que podem ser visitadas pelos adeptos do turismo religioso.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/anitapolis

 

SÃO BONIFÁCIO

As grutas religiosas e um mirante em meio à Mata Atlântica são destaques na região. Há ainda atrativos como a Estância Hidromineral São Bonifácio, com águas termais, cachoeiras e açude para pesca.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/sao-bonifacio

 

ÁGUAS MORNAS

As fontes de águas termais são o grande destaque da cidade, mas os parques aquáticos no verão também fazem sucesso. O cenário montanhoso, recortado por rios, cachoeiras e trilhas diversas, é perfeito para a prática do ecoturismo.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/amornas

 

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

Destino para quem quer se aventurar na Mata Atlântica e nas corredeiras e cachoeiras da cidade, mas também para quem quer descansar e revigorar nas águas termais da região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/santo-amaro-da-imperatriz

 

PALHOÇA

A região é famosa principalmente entre os surfistas por causa da praia da Guarda do Embaú. As belezas naturais são mesmo o maior atrativo. Localizado entre o litoral e a serra, possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e praias.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/palhoca

 

SÃO JOSÉ

A cidade mantém os traços da cultura colonizadora em casarios com vista para o mar e no Centro Histórico. A Avenida Beira-Mar de São José é um espaço público que reúne diversas opções de lazer, como ciclovia, pista de caminhada e pista de skate.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/sao-jose

 

FLORIANÓPOLIS

A capital do Estado tem cerca de cem praias espalhadas pela ilha costeira e na pequena península continental que formam a cidade. Há ainda muitas outras atrações como a agitada Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri, o tradicional Centro Histórico.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/florianopolis

 

 

 

ENCANTOS DO SUL

 

 

 

 
Quem gosta de História, vai se
encantar com Laguna, a terra de
Anita Garibaldi, o Centro Histórico,
patrimônio nacional, e o Farol de Santa
Marta. Já Imbituba, Garopaba e
Jaguaruna são ótimos destinos para o
ecoturismo e esportes de aventura. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha, Tubarão e Criciúma.

Melhor infraestrutura: Criciúma, Imbituba e Garopaba

 

SANTA ROSA DE LIMA

O turismo rural e a estação termal Paraíso das Águas são as principais atrações da cidade. O município, colonizado por alemães, é a sede brasileira do projeto Acolhida na Colônia, onde o visitante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos agricultores.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/srosalima

 

SÃO MARTINHO

A região tem muitas cachoeiras. Um dos lugares em destaque é Vargem do Cedro, onde o turista vai encontrar um casario preservado, além de lojas de produtos coloniais, de artesanato, a bela Igreja São Sebastião, um museu histórico e a Gruta Nossa Senhora de Fátima.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/sao-martinho

 

GRÃO PARÁ

O contraste entre Serra e Litoral é o grande atrativo de Grão-Pará e é onde está situada a estrada da Serra do Corvo Branco, que possui um dos visuais mais privilegiados de Santa Catarina.

Mais informações: graopara.sc.gov.br/turismo

 

ORLEANS

Orleans integra os Roteiros Nacionais de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre eles locais culturais como a Casa Barzan, a Igreja Matriz Santa Otília e o Museu ao Ar Livre.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/orleans

 

LAURO MÜLLER

Tem uma natureza rica, com uma vasta vegetação e animais silvestres, além da magnífica Serra do Rio do Rastro.

Mais informações: lauromuller.sc.gov.br/turismo

 

GRAVATAL

As águas termais são famosas na região, mas por estar localizado em área montanhosa, apresenta trilhas, mirante, cachoeiras e uma gruta religiosa, além de lojas que vendem produtos coloniais.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/gravatal

 

PEDRAS GRANDES

Oferece atrações culturais por ter construções preservadas dos imigrantes italianos,  além do ecoturismo ao redor da cidade.

Mais informações: pedrasgrandes.sc.gov.br

 

URUSSANGA

A cidade tem casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente. A cidade apresenta inúmeras cantinas e vinícolas abertas à visitação, em meio a parreirais que cobrem vales e outras paisagens.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/urussanga

 

COCAL DO SUL

O turismo religioso destaca-se em Cocal do Sul pela singela beleza de suas igrejas de interior, aliada ao estilo gótico da Igreja Matriz.

Mais informações: cocaldosul.sc.gov.br

 

CRICIÚMA

Criciúma tem museus e minas abertas à visitação que resgatam a trajetória histórica do município, além de outras atrações como igrejas, grutas, parques, centros culturais, cinemas e boas opções gastronômicas e de vida noturna.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/criciuma

 

FORQUILINHA

Uma das cidades mais alemãs do Estado tem em sua cultura trejeitos, vestimentas, festas e arquitetura europeia.

Mais informações: forquilhinha.sc.gov.br

 

NOVA VENEZA

Os antigos sobrados de pedra fazem parte dos Roteiros Nacionais da Imigração, projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destacam-se também o Monumento do Imigrante e uma autêntica gôndola veneziana, na praça principal.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/novaveneza

 

TREZE DE MAIO

O turismo rural e ecológico é destaque na região com paisagens de cachoeiras e grutas. Possui a maior estátua de Nossa Senhora da Aparecida do Brasil e um forte turismo religioso.

Mais informações: trezedemaio.sc.gov.br

 

TUBARÃO

As atrações para os turistas vão desde as relaxantes estâncias hidrotermais a passeios culturais pelo centro da cidade. Existem vários museus, casas de cultura e até um trem maria-fumaça que percorre antigas estações e povoados da região.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/tubarao

 

IMARUÍ

A Lagoa de Imaruí, os recantos de Mata Atlântica preservada e suas cachoeiras são as principais atrações. Os ranchos de pescadores e os barcos de pesca são parte importante da paisagem local.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/imarui

 

GAROPABA

Local preferido dos turistas, a natureza é o grande atrativo, que ainda conserva a tranquilidade das antigas vilas de pescadores, em meio a praias de grande beleza natural. As mais conhecidas são as de Garopaba, do Silveira, da Ferrugem, da Gamboa, do Siriú e do Ouvidor.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/garopaba

 

IMBITUBA

A natureza é o grande atrativo de Imbituba. As praias são famosas pela beleza e pela prática de kitesurfe, windsurfe, surfe e mergulho. A maioria das praias é bem preservada e rodeada pela Mata Atlântica. A vida noturna também é bastante agitada.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/imbituba

 

LAGUNA

Fundada em 1676, a cidade é um museu a céu aberto, com casario colonial que faz o visitante viajar no tempo. Foi também em Laguna que nasceu uma das mais importantes personagens da História do Brasil: Anita Garibaldi.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/laguna

 

JAGUARUNA

Praias sossegadas cercadas por dunas e vegetação de restinga. A faixa costeira do município tem 37,5 km, por onde se distribuem 10 balneários. O Camacho é o mais movimentado, com bares e restaurantes e pousadas.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/jaguaruna

 

BALNEÁRIO RINCÃO

Os destaques da cidade são a Lagoa dos Esteves, duas plataformas de pesca e a movimentada praia principal. A pescaria e os esportes náuticos são as atividades preferidas pelos visitantes.

Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-rincao

 

MENU